WILSA FREIRE

AVATAR AMAZONIA REAL

A primeira referência que busquei para desenhar a logomarca da agência Amazônia Real foi de uma marca moderna por se tratar de um projeto novo e estar vinculado à web. Pensei em um ícone que pudesse traduzir a modernidade que a web nos traz, o jornalismo e a Amazônia e suas raízes singulares.

Simbolicamente trabalhei com o ícone do pin de localização dos mapas da web por entender que o site tem este papel de indicar exatamente a realidade na Amazônia. O pin ganhou alguns detalhes para também simbolizar a ponta de uma caneta tinteiro, por ser a caneta um dos símbolos da principal arma dos jornalistas; além de também remeter à outra arma: a flecha dos guerreiros da Amazônia.

A caneta-flecha, portanto, ocupou o lugar da letra “o” da palavra Amazônia com o acento circunflexo ajudando a compor o que descrevi acima. A palavra Real vem na cor vermelha para chamar atenção e trazer a força que o jornalismo tem em buscar traduzir a realidade.

Espero ter dado minha contribuição ao jornalismo independente e, ao mesmo tempo, de alguma maneira também fazer parte desta bela história.

 

* Wilsa Freire é jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Também atuou em publicidade, como redatora, arte-finalista e diretora de arte; tem estudos em Semiótica e Direção de Arte avançada (ESPM-SP) e é ilustradora.

Translate »