Barqueata abre a Cúpula dos Povos e pressiona COP30

Ato fluvial reuniu representantes de diversos territórios que exigiram escuta real e fim da exclusão nas negociações oficiais da COP30.

Barqueata da Cúpula dos Povos no Mirante do Pôr do Sol, Campus UFPA Guamá (Foto: Alberto César Araújo/ Amazônia Real).
Amazonia Real Publicado em: 12/11/2025 às 21:19
Por da Amazônia Real
Citações
● O mar “começou a esquentar e isso afugenta os cardumes, eles mudam de território. As águas salgadas estão subindo, estão invadindo nossos territórios que são de água doce”. Florivaldo Rocha, pescador e coordenador do Movimento dos Pescadores e Pescadoras do Brasil (MPP).
● “Nossa expectativa com a cúpula é que consigamos ter visibilidade sobre os desafios que os territórios vêm enfrentando no país, mas também as soluções”. Deysiane Ferreira, liderança Tupinambá.
Giovanny Vera
Giovanny Vera

Giovanny Vera é comunicador social, formado na Universidade Gabriel René Moreno (Bolívia). Com mais de 15 de anos de vivência e viagens em vários biomas da América do Sul, já escreveu sobre povos indígenas, direitos humanos e meio ambiente. Atualmente mora em Cuiabá, capital do Mato Grosso, monitorando a questão socioambiental do Cerrado e da Amazônia.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.