Mineradoras são “condenadas” por Tribunal Popular na COP30

Júri simbólico, realizado em Belém, foi um espaço de relatos de violações de direitos e denúncia de impunidade. Objetivo é expor casos de racismo socioambiental na Amazônia.

O Tribunal Popular instalado hoje na Cúpula dos Povos, na Universidade Federal do Pará, condenou unanimemente as empresas mineradoras Hydro, Belo Sun, Imerys/Artemyn e Vale a reparar os crimes ambientais e a crise climática por eles cometidos e causados. Também foram condenadas a adotar a tomar medidas de mitigação e financiamento de políticas ambientais e de justiça climática. (Foto: Alberto César Araújo/ Amazônia Real).
Amazonia Real Publicado em: 13/11/2025 às 22:15
Por da Amazônia Real
Citações

“O tribunal popular é um simbolismo que representa a ordem, que representa a lei, mas que não é pautado unicamente nela, mas sim numa ética de liberdade dos povos”. Ibraim Rocha


“Pode que para outras instituições este tribunal não tenha muita relevância, mas para nós é de suma importância”. Evaristo de Oliveira


“Empresas entraram na marra, sem perguntar”. Carlos Ospila
Local de Cobertura
Giovanny Vera
Giovanny Vera

Giovanny Vera é comunicador social, formado na Universidade Gabriel René Moreno (Bolívia). Com mais de 15 de anos de vivência e viagens em vários biomas da América do Sul, já escreveu sobre povos indígenas, direitos humanos e meio ambiente. Atualmente mora em Cuiabá, capital do Mato Grosso, monitorando a questão socioambiental do Cerrado e da Amazônia.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.