Kopenawa, Nobre e Santos cobram urgência na COP30

Davi Kopenawa, Carlos Nobre e Juan Manuel Santos estão entre os líderes que cobraram urgência para proteger povos indígenas e grandes ecossistemas.

Davi Kopenawa com Juan Manuel Santos, ex presidente da Colômbia e a ex-primeira ministra da Irlanda, Mary Robinson, e a (mediadora ao centro, Naoko Ishii), no painel "Restaurando o Equilíbrio: A Ciência dos Povos Indígenas" (Foto: Cristina Serra/ Amazônia Real).
Amazonia Real Publicado em: 17/11/2025 às 20:38
Por da Amazônia Real
Citações
“Podemos praticamente zerar o uso de combustíveis fósseis até 2040. E temos que restaurar os biomas. Os estudos mostram que, até 2040, precisamos restaurar de cinco a seis milhões de quilômetros quadrados, principalmente de florestas tropicais. O Brasil pode liderar esse esforço, com a restauração de um milhão de quilômetros quadrados. ” Carlos Nobre, climatologista e integrante do IPCC laureado com o Nobel da Paz de 2007

“As ameaças à nossa terra e à floresta vão continuar. Vão continuar nos atacando. Estão acostumados a fazer maldade contra nós. Eu espero pouco” Davi Kopenawa Yanomami, liderança indígena e presidente da Hutukara Associação Yanomami

“A paz se alcança com o que Nelson Mandela chamava de diálogo construtivo. O que é o diálogo construtivo? É sentar-se com os que pensam diferente, escutá-los, aprender com eles e encontrar denominadores comuns. É assim que se faz a paz não somente entre seres humanos, mas também a paz com a natureza. Se não há paz com a natureza, não há paz entre as pessoas.” Juan Manuel Santos, ex-presidente da Colômbia e Prêmio Nobel da Paz de 2016

“As pessoas precisam estar no centro das decisões, incluindo os povos indígenas. Gostei muito da proposta do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) e do fato de que 20% dos recursos irão para os povos indígenas.” Mary Robinson, ex-presidente da Irlanda e ativista pela justiça climática
Cristina
Cristina Serra

Cristina Serra é jornalista e trabalhou nas redações dos jornais Resistência, Leia Livros, Jornal do Brasil, Veja e da Rede Globo. Cobriu o desastre de Mariana, em 2015, para o Fantástico. Escreveu o livro “Tragédia em Mariana – a história do maior desastre ambiental do Brasil”(Record).

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.