Incêndio faz COP30 evacuar Zona Azul e paralisa negociações

ONU já havia alertado sobre falhas na segurança em carta enviada ao governo brasileiro na semana passada. Equipe da Amazônia Real estava na sala de imprensa quando o fogo começou e presenciou que saída de emergência estava ao lado de geradores de diesel.

Incêndio no início da tarde na Blue Zone (Foto: Juliana Pesqueira/Amazônia Real/2025).
Amazonia Real Publicado em: 20/11/2025 às 15:46
Por da Amazônia Real
Citações
“Quando saímos, já na parte externa, ao lado da saída de emergência, pudemos ver muita fumaça, gente vindo de tudo o que é lado. Muita agonia e um sentimento que não dá pra descrever, pela quantidade de pessoas que estão aqui ainda tentando sair”
Kátia Brasil, cofundadora da Amazônia Real

Links:
https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/11/governo-lula-ja-gastou-r-787-milhoes-de-r-1-bilhao-previsto-para-cop30-e-fala-em-sancao-para-falhas.shtml
https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202511/nota-de-esclarecimento-sobre-acordo-de-cooperacao-com-oei
https://cop30.br/pt-br/
https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2025/11/13/em-carta-onu-cobra-mais-seguranca-e-melhor-estrutura-na-cop30.htm
Local de Cobertura
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.