Oito tartarugas de chifre e dois humanos criativos

        Como surgiram essas heroínas de nomes extraordinários e imensas jornadas                 Gumercinda, a heroína dessa reportagem, é a única entre oito tartarugas-da-amazônia que segue com sua antena mandando sinais para os pesquisadores Cristiane Costa Carneiro (foto de abertura), […]

Vitória do Xingu, 20/12/2017 - Dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel, no município de Senador José Porfírio, o Tabuleiro do Embaúbal é conhecido por ser o ponto de desova das tartarugas do Xingu. Acompanhamos a bióloga Cristiane Costa Carneiro, pesquisadora de quelônios, em outubro quando elas fizeram a desova no Tabuleiro e voltamos agora, em dezembro, quando os primeiros ovos começam a eclodir, dando vida aos primeiros filhotes. Cristina e funcionários da reserva fazem a retirada dos ovos da areia, antes que o ninho seja atacado por predadores, especialmente os urubus. Dessa vez, moradores da comunidade do Rio Piraracuquara foram convidados a particiapr do processo e salvar algumas pequenas tartarugas. Eles fizeram o trabalho com muito entusiasmo, especialmente, as crianças. Depois de tirarem as recém nascidas que ficam enterradas na areia, foram ajudar a solta-las nas águas do Xingu. Esse material fotográfico mostra especialmente as tartarugas em seus primeiros momentos em cima da areia, da Cristiane, de alguns estudantes de biologia manipulando os quelônios e da atuação dos membros da comunidade. Foto: Lilo Clareto
Amazonia Real Por Eliane Brum Publicado em: 07/01/2018 às 09:07
Eliane
Eliane Brum

Gaúcha de Ijuí, nascida em 1966, Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Publicou sete livros no Brasil – seis de não ficção e um romance -, além de participar de coletâneas de crônicas, contos e ensaios. Em 2019, publicou seu primeiro livro de reportagens em inglês, pelas editoras Graywolf, nos Estados Unidos, e Granta, no Reino Unido. The Collector of Leftover Souls foi também traduzido para o italiano e para o polonês. Assina a direção e codireção de quatro documentários. O primeiro deles, Uma História Severina, foi reconhecido por 17 prêmios nacionais e internacionais. Por sua atuação como jornalista, Eliane recebeu mais de 40 prêmios e distinções ao longo de mais de 30 anos de trajetória profissional. É colunista do jornal espanhol El País e colaboradora do britânico The Guardian, além de vários jornais e revistas europeias.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.