Cultura

Calendário 2023 homenageia mulheres e línguas indígenas

Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 20/01/2023 às 14:27
Correções
 

O calendário foi corrigido para inserir o nome da indígena Ivanilda Pankará em janeiro, mês do seu aniversário no dia 8, e não no mês de julho, como havia sido publicado erroneamente.  Essa folha do calendário tem mais uma mulher homenageada, que é Jussimara Pataxó (Bahia).

O mês de julho ficou representado por Ádria Kokama, do Amazonas.

A grafia do nome Gemerita Xokleng foi corrigida.
Citações
“Quando observei mais detidamente o olhar de cada uma dessas mulheres e a força que elas trazem em sua própria imagem, decidi na hora: são elas as homenageadas. É incrível como elas valorizam suas culturas, modos de vida e como são bonitas e poderosas. Nós precisamos visibilizar essas pessoas para que seus povos sejam reconhecidos e respeitados no Brasil”, disse a jornalista Kátia Brasil.  

 

 

LINKS


 

 

https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal


 

https://cimi.org.br/direitos-indigenas/


 

https://amazoniareal.com.br/a-forca-delas/


 

https://amazoniareal.com.br/%e2%80%8bflores-da-amazonia-irao-percorrer-seus-dias-em-2022/


 

 

https://www.catarse.me/amazoniareal


 

 

Calendário em PDF : https://drive.google.com/file/d/18FFQm1cNL1aARVoIBQ-Ml7DJ5MlCvkac/view?usp=sharing


Calendário em JPG: https://drive.google.com/file/d/1E4OT_6Gr7Vwvs1P0jzYjGcWI5TfcIfso/view?usp=sharing


 
Local de Cobertura
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

3 Comentários

  1. Kátia Cristina Câmara disse:

    Quero parabenizar a produção do calendário 2023, amei e usei na minha sala de aula o ano todo. Vai ter o de 2024? Aguardo ansiosa.

  2. Ivanilda Pankará disse:

    Para mim e grande hora em participar do calendário da amazonia o brigada a todas e todos pelo convite.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.