Povos Indígenas

Carta aberta ao Presidente eleito: ‘a fome também existe entre os povos indígenas’

Amazonia Real Por Beka Munduruku Publicado em: 13/12/2022 às 11:52
Citações
"Enquanto houver garimpo ilegal contaminando os rios da Amazônia, a fome vai se alastrar entre os povos indígenas, presidente, porque nós dependemos dos rios, da terra, da floresta viva. É preciso interromper esse ciclo de destruição e morte que nos cerca. A nossa sobrevivência não depende de produtos industrializados comprados na cidade. O nosso alimento é tirado diretamente da natureza. Se ela for destruída, nós também seremos destruídos. Nossa sobrevivência fica ameaçada."

Beka Munduruku
Local de Cobertura
Beka
Beka Munduruku

Beka Munduruku é comunicadora e jovem liderança indígena. Ela é do Território Indígena Sawré Muybu, uma das doze comunidades ameaçadas de alagamento pelo projeto de construção da hidrelétrica São Luiz do Tapajós, localizada entre as cidades de Itaituba e Trairão, no sudoeste do Pará. Beka é um das fundadoras do Coletivo Audiovisual Munduruku do médio Tapajós, composto por jovens mulheres e criado em 2014, durante a primeira etapa da autodemarcação da TI Sawré Muybu,que ainda não foi homologado pelo governo federal.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.