COP30 chega com a missão de superar os desafios do real

Entre desafios, expectativas e um mundo real que se impõe, a sociedade civil fala o que pensa sobre a Conferência em Belém do Pará.

Movimentação externa no segundo dia da Cúpula dos Líderes, em Belém (Foto: Juliana Pesqueira/Amazônia Real/2025).
Amazonia Real Por Ismael Machado Publicado em: 08/11/2025 às 11:26
Citações
Citações:

“Um debate ambiental feito sem discutir o modo de produção, o causador de todos os males socioambientais, torna -se inócuo e apenas distração sobre os problemas reais que causam as mudanças climáticas e aprofundam às desigualdades sociais"- Pedro Cesar Batista, secretário executivo da Internacional Antifascista Brasil.

“Não tenho tanta expectativa assim sobre o que virá. Diante do que se apresentava na COP, deixei de acompanhar diretamente” - Bitaté Uru-Eu-Wau-Wau Juma.

“Causou um certo alarde porque muita gente veio criticar o título, a arte do evento, porque, segundo essas pessoas, a gente não poderia criticar a Cop 30. Mas eu acredito que a gente tem que fazer essas críticas, e tem que ter esse olhar, essa visão contestatória também quando se vê que nem tudo está sendo essa perfeição como é divulgado”. -  Jaime Neto, conhecido como Jaime Katarro.

 

 
Local de Cobertura
Ismael
Ismael Machado

Ismael Machado é jornalista, roteirista e cineasta. Já trabalhou como correspondente dos jornais ‘O Globo’ e ‘Jornal do Brasil’ na região Norte e como colaborador da Folha de São Paulo. Foi repórter especial do jornal Diário do Pará. É autor dos livros ‘Golpe, Contragolpes e Guerrilhas: O Pará e a ditadura militar’ (2014), vencedor do Prêmio IAP de Literatura 2013, na categoria Livro-Reportagem e a biografia ‘Paulo Fonteles-Sem Ponto Final’. Já obteve doze prêmios em jornalismo, inclusive duas vezes os prêmios Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em Jornalismo. Fez roteiro e direção do curta Amador, Zélia, vencedor do Edital Lei Aldir Blanc 2021. Fez roteiro, produção executiva e direção do documentário ‘Na Fronteira do Fim do Mundo’, pela produtora Floresta Urbana (PA), 2021 (Seleção oficial ‘Montreal Independent Film Festival’ 2022). Roteirista e diretor do longa de ficção ‘Flashdance TF’, selecionado no edital Novos Realizadores 2022. Autor de oito livros publicados.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.