Philip M. Fearnside

Desastre ambiental na Amazônia e violação de direitos indígenas facilitados por projetos de governança na BR-319

Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 09/09/2024 às 16:36
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12 Comentários

  1. Deodoro Moreira dos Santos disse:

    Depois de ler esta reportagem só posso concluir que eu e milhões de brasileiros estamos “vendidos” nessa “aventura” da conclusão da BR 319 e conservação da floresta amazônica e povos indígenas. É questão de tempo e depois que “a poeira baixar e passar” iremos os “donos do petróleo” avançarem e detonarem o bioma Amazônia. Infelizmente os tentáculos do “polvo 7 irmãs” já dominou e amarrou a classe política que comanda este país. E nada vai impedir.

  2. Luíz Gonzaga Silva Baía disse:

    O meio ambiente, principalmente se falando de floresta é muito importante, mas, devemos ter um olhar também diferente, uma estrada no meio da floresta também tem muita vantagem

  3. Dayvid Mota disse:

    para mim nada mais ė do que uma materia sensacionalista pois a estrada ja existe a anos apenas sua manutenção viabilizaria a vidq das pessoas e municipios que sao abastecidos pelo trafego nela ja existente então para mom e apenas jogo de poder economico .

  4. André Paulo da Cruz disse:

    Em 2010, ouvindo Marina Silva falar sobre sustentabilidade, me encantei e busquei saber mais. Cheguei a me engajar a respeito.
    Hoje me pergunto:
    O que é sustentabilidade afinal?
    Se não pode fazer nada, então não se pode falar em equilíbrio.
    Se não pode ter uma estrada, então não se pode falar em sustentabilidade na Amazônia.
    Na verdade, não pode nada. Praticamente tudo é proibido, inaceitável e fora da lei.
    Pelo que consta, Sustentabilidade é o uso de recursos de maneira equilibrada onde há possibilidade de progresso, melhores condições para o povo, ao mesmo tempo em que se mantenha o ecossistema o mais intacto possível e não o completamente intacto.
    Falta equilíbrio em quem destrói, mas também falta equilíbrio em quem defende a preservação.
    A defesa de interesses em ambos os lados, tornou se insana, inútil e destrutiva, seja pro Meio Ambiente ou para as pessoas que vivem na Amazônia e precisam de melhores condições de vida, inclusive na diminuição da desigualdade econômica e social.

  5. ROBERVAL CALDEIRA PINHEIRO disse:

    Vejo apenas notas e comentários de signatários que conhecem a distância a realidade da região, mas que com certeza não conhecem as necessidades de mora na região. Nós vivemos ilhados, com caricissimo acesso aéreo e agora com frequentes secas. E se não bastasse, o governo passou a limitar o tráfego de cargas.

  6. Edmundo Teixeira disse:

    Por que ao invés de criticar e fazer parte “do contra” só com críticas e negativismos, vocês não propõem uma solução sustentável? Por que vcs não lutam por uma ferrovia no lugar da BR 319? O impacto ambiental é muito menor e resolve parte do isolamento da região norte da floresta amazônica.

  7. Dirceu disse:

    Essa suposta estrada … só tem 2 objetivos , roubar madeiras e grilar terras , com o tempo virão incendios , Grilagem , atropelamento de animais e disputas com indígenas , doenças. E mais míseros , o brasil nunca fez estada pra levar riqueza pra Amazônia , só entrou lá pra roubar assim como sempre , exemplo disso é a BR 163 , vetor de miséria , Grilagem , desmatamento e garimpo ilegal , contaminação de rios e do alimento peixe , e desperdício de recursos em prol de enriquecimento de poucos . Deveriam bombardear e acabar com o rastro dessa estrada , pois logicamente é um risco altíssimo para a natureza e os povos nativos .. a miséria que esssas estradas promovem .

  8. Jordeanes do Nascimento Araújo disse:

    Faltou mencionar os protocolos de consulta que o IEB vem realizando com várias comunidades indígenas no sul do Amazonas, tais protocolos servem de interesse exclusivamente para os povos indígenas aceitarem grandes projetos em seus territórios indígenas como a BR319.

  9. DIRCEU DE ARRUDA JUNIOR disse:

    É óbvio que querem uma estrada ali para poder lotear a floresta , não tem outro objetivo a não ser roubar .
    Em matéria de interligação , Manaus e Belém são as grandes capitais e estão relativamente próximas e comunicam-se tanto elo rio Amazonas como por estradas .
    O lado do sul do Amazonas é conhecido certos de desmatamento e Grilagem de terras hoje em dia , uma estada ali só tende a piorar …
    Além disso Rio Branco no Acre , forma rico com Porto Velho em Rondônia , sabidamente outro grande vetor de desmatamento ocorre nesse eixo , com destaque pra Rondônia e Norte de Mato Grosso , não tem sequer um indicador positivo para respaldar qie nesse eixo entre as. Capitais houve controle ️ do desmatamento , e da Grilagem , muito pelo contrário , todos os supostos órgãos de controle ambiental , são inócuos com relação. A milhares de madeireiras é um sistema furado de expedição de DOFs , que mais parece um aval para derrubar floresta , pois é facilmente falsificado , ou seja , o próprio documento de transporte de madeira não vale nada , uma árvore uma vez derrubada pode ser emitido o documento , como sendo de uma região , mas que na realidade foi em outra , e nada na prática consegue provar o contrário , são folhas de papel , e marcações de gps fraudulentas , isso é controle ?! Não , o site já atual é extremamente falho .
    O truque é antigo , para início de conversa , antes de quaker intervenção , mesmo , sequer levam em consideração que animais atravessarão a pista , aumentando os índices de atropelamento de fauna , só isso já demonstra o risco para a biodiversidade da região .
    O mínimo que deveriam fazer é não fazer !! Deveriam sim criar 100 % de parques nacionais ao longo do trecho qie existe atualmente já pra reservar oque ainda resta de Amazônia em pé , é fácil imaginar , que a insistência em abrir estradas na Amazônia só tem o objetivo de lotear as terras pois o lucro com as madeiras é garimpo seria rápido , um. Lucro que se extingue tão rápido qto a floresta , desrt Fica mais ainda , diminuindo ainda mais a vazão dos rios , alterando o clima tanto da Amazônia como do resto do país , o exemplo já ésta bem provado hoje em dia ,.
    Portanto, não há porque unir “ capitais “ localizada a em sentidos opostos , para trocar algum tipo de produto , já que os produtos ali são os mesmos ( madeira , açaí , pescado , e gado )
    Oque vem de tecnologia vem dos estados do sul , e entram por outras rodovias já pavimentadas .
    Abrir estrada está em desacordo com quaker plano para a Amazônia, pois ali na área da suposta estrada 80 % são terras indígenas , vai mexer com os índios porque ?! Tben não tem nexo .
    Oque sabemos , é que a única coisa que é evitável é se não construir mais estradas , evitarão um futuro ainda pior pra Amazônia , evitarão uma crise climática e secas catastróficas, evitarão um fluxo de Grilagem para roubar terras indígenas , e evitarão a perda da floresta oque é patrimônio mundial .
    Caso insistam aí sim , vai ser a estória de sempre , favorecimento de empreiteiras com ajuda de políticos , principalmente os ligados ao agronegócio , minério e petróleo , resumindo , tudo que polui , aumenta a temperatura do planeta , estraga a qualidade de vida. Do planeta .
    Assim. Sendo , melhor um planeta mais limpo , já temos “ n” problemas em outros vetores de desmatamento como a BR 163 , como Rondônia e Acre , e já querem expandir para o único local ainda relativamente preservado , é visível a ganância , é notória a incompetência para gerir e é óbvio que só vai piorar o cenário de miséria e Grilagem que vem depois .
    Não para essa estrada e ponto final .

  10. Marla disse:

    Quem depende de trafegar nessa estrada, faz esse percurso inseguro em todos os aspectos. Isso e pura falta de conhecimento da real necessidade dessa estrada. A região Norte desconecta!!! Acho que vivendo em Londres não e possível saber o que passa um camioneiro ou um habitante que precisa usar essa estrada. A falta de respeito com os que dela precisam e impressionante! Quem diz que não pode asfaltar essa estrada, dela não necessita!!! Um país dessa proporção sem estrada!!! Essa estrada já existe! E muito mais fácil os grileiros invadir essa região da forma como ela está hoje!!! Essa estrada não e um projeto!!!!! De fato ela e real!!!!!! Só precisa ser asfaltada!!! Isso será feito mais dias , menos dias!! O que falta e realmente competência para gerenciar essa estrada!!! Eu acredito que Londres não precisa dessa estrada mas o trabalhador que entrega sua vida em buracos nessa estrada precisa!!! Seria interessante que os que não aceitam por acreditar apenas que devemos continuar escravos e miseráveis para a preservação do meio ambiente não circulam por estradas em uma região insalubre como esta. Usam aviões e todo conforto da vida moderna. Usam vias urbanas com toda estrutura que necessitam. Eu digo: vá trabalhar como camioneiro!! Como um cidadão comum que dela precisa!!! E fácil viver em Londres escrevendo sobre uma defesa que escravisa e invade a esfera da dignidade humana!!! Não e humano nem muito menos digno viver nessas condições!!! Deixem de hipocrisia!!!! Parem com suas hipocrisias e pensem em políticas realistas de preservação e dignidade humana porque isso e sem volta!!! Essa estrada será asfaltada um dia!!!! Que seja hoje!!! Deixem de ser tão hipócritas e passem a olhar sobre os fatos!!! Essa estrada e um fato !!! E uma necessidade e não vai retroagir!!! Parem de perder tempo em discurso contra essa estrada e sejam mais produtivos e pensem nas políticas de conservação e monitoramento das floresta com essa rodovia dentro dela!!! Não podemos viver cerceados de direitos de ir e vir em uma rodovia segura porque as pessoas que estão vivendo em grande estilo e conforto ficam defendendo nosso dever de permanecer em péssimas condições!!! Precisamos dessa rodovia!!! Vão trabalhar e criar mecanismos para convivermos com descencia em conjunto com o meio ambiente!!! Alguém sai perdendo nesse jogo e pode acreditar: e quem dela necessita!!

  11. Marcos disse:

    Progresso

  12. ALEXANDRE DA SILVA REZENDE disse:

    E trem?Não seria melhor?Motivos óbvios

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