IBGE reconhece mais 86 povos e 21 línguas indígenas no Brasil

O Censo de 2022 registra que o número de etnias saltou de 305 para 391 no novo levantamento, em comparação com o estudo de 2010, e de 274 para 295 línguas indígenas

Comunidade Umariaçú, do povo Tikuna, em Tabatinga (Foto: Alberto César Araújo/ Amazônia Real).
Amazonia Real Publicado em: 24/10/2025 às 09:00
Por da Amazônia Real
Citações
“Quem mora na cidade está encontrando as suas estratégias para fortalecer a sua língua, a sua cultura, a sua conexão ancestral. Nem que seja pelas redes sociais, pelas tecnologias, porque hoje tem aula na internet de língua indígena. Muda a estratégia, mas a luta é a mesma”
Altaci Rubim, linguista e professora da UnB

Links:
ibge.gov.br
https://amazoniareal.com.br/as-linguas-indigenas-estao-adormecidas-nao-foram-extintas-diz-linguista-kokama/
Local de Cobertura
Eduardo
Eduardo Nunomura

Na Amazônia Real, exerce a função de editor de especiais. ([email protected]). Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, é professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Iniciou a carreira jornalística em 1992, no grupo Folha, e teve passagens pelo Estadão e pela revista Veja. Foi repórter especial por quase dez anos no Estadão.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

2 Comentários

  1. GILDERLAN RODRIGUES DA SILVA disse:

    Relativo a novo povo, aqui no Maranhão temos os Anapuru Muypurá que não observei menção relativo a eles. Da mesma forma temos o Kariú Kariri em Estreiro MA e os Tremembe de Engenho na cidade de Sao Jose de Ribamar MA.

  2. Kumtum Akroá Gamella disse:

    Os dados referentes aos Povos d Amazônia Legal estão incompletos.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.