Indígenas do Vale do Javari cobram urgência nas nomeações dos coordenadores de Funai e Dsei

Lideranças alertam para a vulnerabilidade do território indígena, que é segundo maior do país e que é alvo permanente de invasões, garimpo ilegal e narcotráfico. Na foto acima, indígenas durante ato no último dia 14, em Atalaia do Norte (Foto: […]

Lideranças indígenas da UNIVAJA - União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, protestam por conta da demora na nomeação dos chefes regionais da da suade e FUNAI de Atalaia do Norte, Amazonas, Brasil. Na foto Indígenas na sede da FUNAI. 14 de março de 2023 (Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real).
Amazonia Real Por Elaíze Farias Publicado em: 17/03/2023 às 16:18
Citações
'Sem as nomeações, a gente fica sem coordenador. Com quem a gente vai dialogar e conversar para pelo menos minimizar a invasão no Vale do Javari? O problema aqui não acabou, só aumenta. Sem coordenador, as coisas ficam perdidas, os profissionais estão rumo. A nossa terra é imensa, vulnerável, exige logística grande. Precisamos que os nomes saem o mais rápido possível'

Thoda Kanamari
Elaíze
Elaíze Farias

Cofundadora da Agência Amazônia Real e editora de conteúdo. É referência em reportagens sobre povos originários, populações tradicionais, denúncias de violações de direitos territoriais e direitos humanos, crise climática, violências socioambientais e impactos de grandes empreendimentos na natureza e nas populações amazônicas. Entre as premiações recebidas, está o Prêmio Imprensa Embratel de 2013. Em 2021, foi homenageada no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), junto com Kátia Brasil, também fundadora da Amazônia Real. Em 2022, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog. É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.