Política

Pesquisadores da Ufam e do Inpa querem sair da lista pró-mineração de potássio

Amazonia Real Por Elaíze Farias Publicado em: 24/05/2023 às 09:24

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

Citações

“Para mim, é uma situação ilegal. Está quebrando protocolos internacionais, como a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Os povos indígenas estão lá, precisam ser consultados, se são favoráveis ou não. E se derem resposta negativa, isso deve ser respeitado. Não dá para seguir esse processo sem que a demarcação seja considerada. Não fui consultado para participar da sequência de ações a respeito do protocolo de intenções”


 

Jansen Zuanon

Elaíze
Elaíze Farias

Cofundadora da Agência Amazônia Real e editora de conteúdo. É referência em reportagens sobre povos originários, populações tradicionais, denúncias de violações de direitos territoriais e direitos humanos, crise climática, violências socioambientais e impactos de grandes empreendimentos na natureza e nas populações amazônicas. Entre as premiações recebidas, está o Prêmio Imprensa Embratel de 2013. Em 2021, foi homenageada no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), junto com Kátia Brasil, também fundadora da Amazônia Real. Em 2022, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog. É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

2 Comentários

  1. Violeta Chávez disse:

    Es una nota muy clara y útil para comprender el peligro en que se encuentra la población nativa, el Amazonas y todo el ecosistema socioambiental local. Además muestra el uso abusivo que se hace de una universidad pública y de sus trabajadores, en un contexto que muchas veces no imaginamos en el resto de América Latina. Brasil es el país más grande y poderoso de América, se reconoce la fortaleza que tuvo al superar la fase de Bolsonaro. Sin embargo, no solemos imaginar que los científicos tengan miedo por denunciar que están siendo difamados, tampoco sabemos lo peligrosa que es la vida de las comunidades nativas a quienes todavía no les han reconocido la propiedad y posesión de tus territorios en pleno siglo XXI.
    Saludos y apoyo desde México.

  2. Aurelio disse:

    Muita hipocrisia. 1⁰ descobre se o minério, depois os índios civilizados querem ser donos e continuar no atraso. E enquanto isso o País sente a falta do potássio na agricultura.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.