Marco temporal: a arqueologia também diz não

Existem muitos argumentos que já deveriam ter encerrado o assunto do Marco Temporal. Dados arqueológicos proporcionam mais alguns. O 4˚ inciso do Artigo 16 do PL 490 declara que “em razão da alteração dos traços culturais da comunidade ou por […]

Material arqueologico e encontrado na comunidade Indigena Urucurituba do povo Mura, as margens do rio Madeira, no municipio de Autazes, Amazonas. Na regiao ha uma pressao para que seja liberada a mineracao de potassio e a construcao de um porto para escoar o minerio. Liderancas indigenas da regioa ja sentem a pressao da empresa Potassio Brasil e lutam pela homologacao de sua terra que esta sob analise da FUNAI desde o inicio dos anos 2000 (Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real)
Amazonia Real Por Bruna Rocha Publicado em: 07/06/2023 às 12:25
Bruna
Bruna Rocha

Bruna Rocha é professora de Arqueologia na Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém. Investigou a arqueologia regional do alto rio Tapajós em seu mestrado e doutorado, realizados na University College London, na Inglaterra.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

5 Comentários

  1. Maria do Socorro França de Siqueira disse:

    A invasão do Brasil trouxe destruição para os povos indígenas e esse Marco Temporal é um retrocesso para história e historicidade da vida e viver indígenas.
    #NAOAOMARCOTEMPORAL!!!

  2. Infelizmente o nosso país não foi descoberto como conta a nossa história, ele foi é tirado na mão grande dos verdadeiros donos, as etnias indígenas.

  3. Alzira Rosa Ramos disse:

    Pelas terras indígenas

  4. Alzira Rosa Ramos disse:

    Bora votar

  5. Alzira Rosa Ramos disse:

    Assinado

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.