Nação fictícia enganou indígenas da Bolívia para arrendar terra por mil anos

Membros da seita religiosa Estados Unidos de Kailasa entraram no país para fraudar contratos. Especialistas ouvidos pela Amazônia Real suspeitam que grupo tentava fazer negócio de crédito de carbono. Na foto acima, o ex-ministro do Meio Ambiente do Equador, Sade […]

O ex-ministro do Meio Ambiente do Equador, Sade Fritschi, também se encontrou com membros do Kailasa. Foi em março de 2024. (Foto: reprodução El Universo).
Amazonia Real Por Giovanny Vera Publicado em: 04/04/2025 às 11:18
Citações

“Frente a essa necessidade e desesperado, estávamos buscando ajuda, apoio para salvar a nossa floresta, e fomos enviados novamente a Trinidad para firmar o contrato” - Pedro Guasico, liderança do povo Baure.



"Os contratos entregam o direito territorial à Kailasa, permitindo que negociem a venda de créditos de carbono. Isso ameaça diretamente a autonomia e o controle dos povos indígenas sobre suas terras” - Adolfo Chávez, representante da Confederação de Povos Indígenas da Bolívia (Cidob).

Giovanny Vera
Giovanny Vera

Giovanny Vera é comunicador social, formado na Universidade Gabriel René Moreno (Bolívia). Com mais de 15 de anos de vivência e viagens em vários biomas da América do Sul, já escreveu sobre povos indígenas, direitos humanos e meio ambiente. Atualmente mora em Cuiabá, capital do Mato Grosso, monitorando a questão socioambiental do Cerrado e da Amazônia.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.