Política

Nação fictícia enganou indígenas da Bolívia para arrendar terra por mil anos

Amazonia Real Por Giovanny Vera Publicado em: 04/04/2025 às 11:18
Citações

“Frente a essa necessidade e desesperado, estávamos buscando ajuda, apoio para salvar a nossa floresta, e fomos enviados novamente a Trinidad para firmar o contrato” - Pedro Guasico, liderança do povo Baure.



"Os contratos entregam o direito territorial à Kailasa, permitindo que negociem a venda de créditos de carbono. Isso ameaça diretamente a autonomia e o controle dos povos indígenas sobre suas terras” - Adolfo Chávez, representante da Confederação de Povos Indígenas da Bolívia (Cidob).

Giovanny Vera
Giovanny Vera

Giovanny Vera é comunicador social, formado na Universidade Gabriel René Moreno (Bolívia). Com mais de 15 de anos de vivência e viagens em vários biomas da América do Sul, já escreveu sobre povos indígenas, direitos humanos e meio ambiente. Atualmente mora em Cuiabá, capital do Mato Grosso, monitorando a questão socioambiental do Cerrado e da Amazônia.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.