Economia e Negócios

Naufrágio no Pará expõe negligência na Amazônia

Amazonia Real Por Erika Morhy Publicado em: 12/09/2022 às 18:08
Citações

“Agradeço a Deus pela oportunidade de sobreviver e agradeço ao pescador. Foi um anjo que apareceu na minha vida. Peço a Deus que possa abençoar essa pessoa, onde quer que ele esteja. Não sei o nome dele”


 

Marlete Carla Santos Leal, 43 anos, sobrevivente do naufrágio


 

 

“A população [da ilha do Marajó] precisa desse transporte, principalmente para [buscar atendimento] médico, era nossa única opção”


 

Tamires Leal, filha de Dona Elzeli, quilombola da comunidade Bairro Alto, uma das 22 vítimas do naufrágio


 

 

“À época, a Banav nem era tão ruim quanto a Arapari [empresas de navegação]. Mas tudo foi piorando e os gestores públicos só nos diziam não poder fazer nada. Ora, ninguém entra num barco escroto por opção, porque quer”


 

Ettiene Angelim, autora da petição que denunciou a negligência no transporte fluvial ao governador Helder Barbalho (MDB)


 

Links


 

https://noticiamarajo.com.br/marajo-2/policia-civil-prende-suspeito-de-traficar-cocaina-em-cidade-do-marajo/


 

 

https://secure.avaaz.org/community_petitions/en/helder_barbalho_governador_do_estado_do_para_autorize_a_concessao_de_novos_navios_e_lanchas_para_o_marajo_na_linha_belem_camara/


 

https://www2.mppa.mp.br/noticias/tac-firmado-visa-garantir-melhorias-no-porto-de-camara.htm

Local de Cobertura
Erika
Erika Morhy

Erika Morhy é paraense, graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, e Bacharel em Psicologia. Atuou como assessora de comunicação em instituições de ensino e pesquisa na Amazônia, como Universidade Federal do Pará (UFPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), e organizações não-governamentais, como a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH). Assinou reportagens em veículos de circulação nacional, como correspondente na Argentina, a exemplo da Rede Brasil Atual e Caros Amigos, além de ter colaborado com agências de notícias alinhadas aos direitos humanos, como a Carta Maior. É autora do projeto "Mulheres do mar: relatos biográficos de Salinas a Deir Ammar", selecionado pelo Edital de Multilinguagens - Lei Aldir Blanc Pará, que resultou na publicação de livro homônimo e do áudio-documentário "Mulheres do mar".

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.