Imprensa

“Nós, diretores de mídia, exigimos a abertura imediata das fronteiras de Gaza para os profissionais da imprensa”

Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 01/09/2025 às 10:55
Citações
Mais informações: Centro de reportagens da RSF em Gaza: https://rsf.org/pt-br/mais-de-200-jornalistas-mortos-em-gaza-rsf-junta-se-ao-apelo-para-suspender-parceria-comercial-ue

Carta aberta liderada pela RSF e assinada por mais de 200 veículos: https://rsf.org/pt-br/rsf-cpj-e-mais-de-130-organiza%C3%A7%C3%B5es-e-meios-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-pedem-abertura-de-gaza-aos-jornalistas

Por que isso importa

Durante 23 meses, as autoridades israelenses têm se recusado a conceder a jornalistas de fora de Gaza acesso independente ao território palestino – uma situação sem precedentes na guerra moderna. Os jornalistas locais, que estão em melhor posição para contar a verdade, enfrentam deslocamento e fome. Até o momento, pelo menos 210 jornalistas foram assassinados pelo exército israelense. Muitos outros fi caram feridos e vivem sob ameaças constantes às suas vidas por fazerem seu trabalho: testemunhar os fatos.

Isso constitui um ataque direto contra a liberdade de imprensa e o direito à informação.
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.