Vanda Witoto eleita vereadora em Manaus: uma história real

Era um dia de outubro de 1790 quando, Maria Felipa, uma reconhecida liderança na região de Cametá (Pará), foi procurada por Artêmia, uma mulher indígena da mesma localidade. Era questão de vida ou morte. Seus filhos haviam sido recrutados pelo […]

Vanda Witoto (Foto: Danila Bustane/Instituto Witoto).
Amazonia Real Por Patricia Alves Melo Publicado em: 20/09/2024 às 10:00
Patricia
Patricia Alves Melo

Patricia Alves-Melo é professora titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pesquisadora do CNPq. Fez doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e é Investigadora Visitante da Universidade de Lisboa ( UL/PT). Suas áreas de pesquisa são história indígena e do indigenismo no Brasil e da escravidão africana na Amazônia. Neste espaço, Patrícia Melo publica uma série de histórias consideradas pouco convencionais. A proposta é recuperar a vida de personagens anônimos, pessoas comuns que, aparentemente, nada fizeram de excepcional; apenas existiram. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

2 Comentários

  1. Ricardo Rodrigues disse:

    Muita força e energia para Vanda Witoto (Rede de Sustentabilidade).
    Vanda tem vasta experiência e muitos anos de militância política em defesa dos direitos dos povos originários e da população de Manaus.

  2. Edna Braga disse:

    A luta dos povos originários é secular. Fato! Nesse viés, Wanda Witoto continua o processo de busca para afastar do seu povo o preconceito e a falta de reconhecimento como verdadeiros e legítimos donos da terra do país verde e amarelo. Nesse contexto, elegê-la, vereadora é dar voz àqueles que viveram no “silêncio e na subalternidade”, é fazer valer sua ancestralidade e reconhecer sua liderança no Estado do Amazonas, onde se encontra a maior quantidade populacional dos povos originários. Portanto, em pleno século XXI, fazê-la, vereadora é reconhecer uma liderança, tal qual, Maria Felipa representou em 1790, região de Cametá (Pará). Avante, Wanda Witoto!!!

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.