Os 50 anos do Dia Mundial do Meio Ambiente

5 DE JUNHO

A data comemorativa foi criada em 1972 para marcar a Conferência de Estocolmo, primeiro grande encontro internacional para discutir os problemas ambientais.

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano ocorreu na Suécia de 5 a 16 de junho e reuniu 113 países.

Foi nesse encontro que foi criada a primeira agência ambiental global, ou Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Mas a conferência teve poucos resultados práticos. Os debates giravam sobre o dilema entre reduzir o crescimento econômico e o controle populacional.

Na época o Brasil era governado por militares e vivia-se o milagre econômico. Preservar o meio ambiente não era "prioridade". A Amazônia era a fronteira a ser "conquistada".

O Brasil chegou a liderar em Estocolmo o bloco de países em desenvolvimento, defendendo o "direito" de crescer economicamente.

Em outra conferência, a ECO-1992, o País parecia ter compreendido a importância de ser líder da preservação ambiental. Naquele ano, a Terra Indígena Yanomami foi criada por Collor.

Em 1997, foi firmado o Protocolo de Kyoto, fruto de da 3ª Conferência das Partes (COP) e é um acordo para redução das emissões dos gases do efeito estufa.

* Mudança climática * Poluição e resíduos * Perda da natureza e da biodiversidade

De 2 a 3 de junho de 2022, ocorreu a Estocolmo+50. Desta vez, o planeta vive a chamada tríplice crise ambiental:

Os sistemas naturais da Terra não conseguem acompanhar nossas demandas.

António Guterrez, secretário-geral da ONU

Palm Leaf

textos

Webstories

Eduardo Nunomura

IMAGENS

Samela Sateré Mawé, Teddy Chen/ UN, Yutaka Nagata/ UN, Reprodução, Nelson Luiz Wendel, Wikimedia Commons, UN, Duncan Moore/ UN, Ana Pessoa/ Mídia Ninja, Cia Pak/ UN