O retorno do Fundo Amazônia

O Supremo Tribunal Federal determinou que a União reative, em até 60 dias,  o Fundo Amazônia. Com a extinção de comitês por parte do governo federal, em 2019, projetos deixaram de ser financiados.

Rabanete grande

O que é o Fundo Amazônia?

O Fundo Amazônia é um projeto que envolve Alemanha, Noruega e o governo brasileiro e prevê recursos de mais de 500 milhões de dólares para a proteção ambiental.

Recursos

O fundo foi criado por meio do Decreto 6.527, de 1o de agosto de 2008. Ele permite a captação de recursos nacionais e estrangeiros.

sinal verde

Na segunda-feira (31/10), após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo noruguês sinalizou que vai voltar a reativar suas contribuições ao fundo.

sinal verde 2

Na quarta-feira (2/11) foi a vez de a Alemanha sinalizar que "há uma grande vontade" de voltar a ativar o Fundo Amazônia para o Brasil.

Na 26ª COP, a conferência de mudanças climáticas, governadores da Amazônia chegaram a lançar o consórcio Brasil Verde, com o objetivo de captar recursos nos mesmos moldes do Fundo Amazônia.

Os anos do governo Bolsonaro foram marcados pelo desmonte de órgãos ambientais. Nos últimos quatro anos, o Brasil se tornou uma voz ignorada nos fóruns mundiais.

Mas mesmo antes do governo Bolsonaro, a Noruega já havia reduzido à metade suas contribuições ao Fundo Amazônia. 

Rabanete grande

Gerido pelo BNDES, o Fundo Amazônia apoia 345 instituições envolvidas na produção e venda de produtos sustentáveis, como açaí, castanha do Brasil, borracha, cacau e turismo comunitário.

Folha de palmeira

textos

Webstories

Eduardo Nunomura

IMAGENS

Valdemir Cunha/ Greenpeace, Christian Braga/ Greenpeace, Valdemir Cunha/ Greenpeace, Wérica Lma, Todd Southgate, Marcos Vicentti/ Secom-AC, Agência Brasil, Lula Marques/ Agência PT, Divulgação, Alberto César Araújo, Nilmar Lage/ Greenpeace, Felipe Werneck/ Ibama, Alberto César Araújo