Comissão da Verdade: Ao menos 8,3 mil índios foram mortos na ditadura militar

| 11/12/2014 às 20:44

RELACIONADAS

 

Comentários

  1. Brasil disse:

    Não entendi a influencia direta do regime militar na matança de índios. totalmente fora de contexto na minha opinião. Isto é parte do revisionismo histórico.Acredito até que a partir de 1988 os conflitos agrários se intensificaram em virtude do avanço das fronteiras agrícolas e ao incentivo direto e bilionário ao agronegócio. A matança de índios ocorre desde o descobrimento. Como não foram apresentados documentos posso também me arriscar em dizer que mais de 400 mil a 1 milhão de indígenas foram diretamente impactados pelo sistema democrático. Seja em grandes obras destinadas as empresas de mineração na Amazônia ou ao desmatamento descontrolado que ocorreu nas ultimas décadas para formar pastagens e plantar comodites muito importante para o PIB porém com um preço altíssimo para os indígenas. .

  2. Jose de Ribamar disse:

    O que ocorre, infelizmente, é que até hoje as autoridades temem possíveis retalhações por parte dos militares ou até mesmo um novo golpe; devido ao quão cruel foi aquela ditadura. A maior prova do medo, por exemplo, foi a classificação da tortura como crime que prescreve, ou seja, crimes como racismo e ação de grupo armado contra a ordem nacional são considerados imprescritíveis; enquanto que a tortura, amplamente praticada pelos militares, ficou de fora deste rol. E vocês imaginam o porquê não é? Se caso fosse teriam que processar e condenar muitos militares ainda vivos na época. E quem ia ter “peito” para este feito? Em uma recente findada ditadura. Formulou-se em 1988, uma Constituição federal cheia de cuidados para não afrontar o poderio militar há pouco terminado.

  3. willams marcelo disse:

    muito bom

  4. luiz almir menezes fonseca disse:

    A comissão da verdade é uma farsa, de conotação política e não revela a verdade. Só consegue ver uma lado da moeda. Se visse o outro lado ia encontrar uma quadrilha de bandido postados nos três poderes. Esses são um mal que precisa ser referenciado no nosso País.

  5. Hélio Araújo Silva disse:

    #ÍNDIOS – Assina a Petição: Secretaria Nacional dos Povos Indígenas. A Funai perdeu a sua função quando entregou para ONGs. E as ONGs aproveitam de Projetos Transversalidade de outras Secretarias de outros Ministérios planejaram para arrancar verbas do Estado. – Como? Por meios de Editais. Índios do Brasil não sejam roubados nos seus Direitos! Foram 514 anos de enganação Jurídica do ESTADO? http://lnkd.in/bwvqDi8

  6. barbara orti disse:

    E cadê os documentos mostrando o massacre ATUAL que está acontecendo sob as barbas do governo?????? Hein?cadê ???????????????????????

    • Marcio disse:

      Mapa da Violência tá aí pra isso. Ademais, segurança pública é responsabilidade dos governos estaduais e municipais, visto que creio que vc esteja se referindo ao governo federal.

      • lilian disse:

        Tudo que se refere a indígenas é atribuição do governo federal.

        • Pedro Geyer dos Santos disse:

          Não adianta mais mentir para encobrir o roubo noa cofres públicos e a matança dos pobres de hoje.O povo já começou a perceber a verdade e não acredita mais na falsidade da Comissão da Mentira. Os doentes que protegem essa esquerda infame precisam de reciclagem. Não adianta mais bater em militar para ganhar voto. Ladrões e maus administradores serão varridos do poder.

    • Liza disse:

      Most help articles on the web are inaccurate or inteeorhnc. Not this!

Deixe seu comentário

Leitores e leitoras, seus comentários são importantes para o debate livre e democrático sobre os temas publicados na agência Amazônia Real. Comunicamos, contudo, que as opiniões são de responsabilidade de vocês. Há moderação e não serão aprovados comentários com links externos ao site, ofensas pessoais, preconceituosas e racistas. Agradecemos.

Translate »