Meio Ambiente

Onça-pintada Juma é morta com um tiro após evento da Tocha Olímpica, em Manaus

20/06/2016 20:43

O animal silvestre, em risco de extinção, não tinha autorização para participar do evento olímpico, diz o Ipaam, que permitiu a exposição apenas da onça chamada de Simba. (A fotografia da onça Juma acima é de autoria de Jair Araújo/D24)

 

Kátia Brasil e Elaíze Farias, da Amazônia Real

Uma onça-pintada (Panthera onca) chamada Juma, que é mascote do Comando Militar da Amazônia (CMA) do Exército brasileiro, foi morta com um tiro de pistola depois que fugiu nesta segunda-feira (20) dos instrutores após ter participado do evento do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 no zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), localizado na zona oeste de Manaus.

Segundo o CMA, o animal foi morto porque deslocou-se na direção de um militar. O nome do militar não foi divulgado. “Ele estava na equipe que tentou resgatar a onça-pintada em uma área de floresta do zoológico”, disse o comando em nota à imprensa.

A informação da morte da onça Juma foi confirmada com exclusividade à agência Amazônia Real pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que reagiu. “É muito lamentável e triste por que esses animais estão sendo expostos nisso. O Ibama não autorizou a participação de animais em eventos, isso é uma atribuição do Ipaam”, disse o superintendente do Ibama, Mário Reis. 

A onça-pintada Simba teve autorização do Ipaam para participar do evento no CIGS (Foto: Valdo Leão/Secom)

A onça-pintada Simba teve autorização do Ipaam para participar do evento no CIGS (Foto: Valdo Leão/Secom)

O Ipaam é o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas. Procurado pela reportagem, o órgão disse que recebeu um pedido do Exército e autorizou a participação apenas da onça-pintada macho chamado de Simba no evento da Tocha Olímpica. O instituto disse que não autorizou a participação da onça Juma.   

 

A última foto de Juma 

Ao menos dez militares faziam a segurança da onça-pintada Juma (Foto: Jair Araújo/D24)

Ao menos dez militares faziam a segurança da onça-pintada Juma (Foto: Jair Araújo/D24)

No Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, duas onças-pintadas foram exibidas no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), que recebeu cerca de 30 pessoas para o evento. A onça Simba ficou na área do pátio. Juma foi exposta na área da trilha do zoológico, onde a tocha foi revezada.

Um participante do evento, que não quis se identificar, disse à Amazônia Real que dois instrutores do Exército, chamados de onceiros, seguravam a corrente da coleira peitoral da Juma o tempo todo. Cerca de dez militares  estavam neste local quando o animal ficou exposto.

“A onça estava num ponto isolado, mas muitas pessoas tiraram fotos com ela. Quando acabou o evento, a onça Juma foi deslocada para uma jaula, que estava numa caminhonete. Foi nesse momento que ela fugiu”, disse o participante do evento  à reportagem. Ele revelou que também tirou fotos do animal.   

Devido à repercussão da morte da onça-pintada Juma, hoje à tarde o Comando Militar da Amazônia (CMA) divulgou uma nota à imprensa explicando as circunstancias da fuga do animal e de sua morte. Antes, no entanto, o coronel Evelyn, chefe da 5ª seção de Comunicação do Exército, tinha declarado que a onça “fugiu de fato (..,), mas ela já foi encontrada”, em entrevista ao jornal A Crítica de Manaus.

Diz o CMA na nota que a onça-pintada Juma escapou do interior do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) ainda na parte da manhã, depois do evento da Tocha Olímpica. “No momento do ocorrido o zoológico se encontrava fechado, vazio e em segurança”, afirmou.

Sobre a morte da onça Juma, o CMA disse que uma equipe de militares composta de veterinários especializados no trato com o animal tentou resgatá-la.

“O procedimento de captura foi realizado com disparo de tranquilizantes. O animal, mesmo atingido, deslocou-se na direção de um militar que estava no local. Como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer.”

O Comando do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) comunicou que determinou abertura de processo administrativo para apurar a morte de Juma.

A nota divulgada, o CMA não informa a idade e o peso do animal morto. Essas informações estão dentro de um chip implantado nele, segundo o Ibama.

 

Ipaam notifica CMA 

O Ipaam informou à reportagem da Amazônia Real que notificou o Comando Militar da Amazônia e pediu  explicações oficiais sobre a morte da onça-pintada e a exposição dela no evento da Tocha Olímpica sem autorização. Se o CMA for punido, poderá ser multado de R$ 3 mil até R$ 300 mil por “descumprimento de autorização previsto no decreto federal no. 6.514/2008”, disse o instituto.

A morte da onça-pintada Juma levantou a discussão dos órgãos ambientais sobre a participação de animais silvestres, em risco de extinção, em eventos populares.

O maior felino do continente americano, a onça-pintada teve uma redução populacional de 30% nos últimos 27 anos no Brasil. Na Amazônia, neste mesmo período, foi observado um declínio de ao menos 10% da espécie na região. Os números foram divulgados no estudo “Avaliação do risco de extinção da onça-pintada (Panthera onca) do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), em 2013, e publicado pela Amazônia Real.

Em 2015, o CMA foi criticado nas redes sociais e por ativistas que defendem os direitos dos animais quando um militar divulgou uma onça-pintada tomando banho na praia da Ponta Negra. O animal chamado de Jiquitaia (nome de uma formiga) ficou famoso.

Na ocasião, o Ipaam notificou o CIGS por causa da exposição da onça Jiquitaia. Segundo o Ipaam, esta prática é expressamente proibida e não pode mais se repetir. A imagem, inclusive, chegou a ser divulgada pelos próprios militares do CMA. 

Para Mário Reis, superintendente do Ibama, é preciso ter cautela para expor animais silvestres em eventos populares. “Desfile militar é uma coisa, é diferente, os animais são preparados, tem uma distância de segurança mínima. Agora eventos como esse [da Tocha Olímpica] é preciso analisar. Nós não temos como analisar as circunstâncias desse abate, estamos aguardando um relatório do Exército sobre o caso”, disse Reis.

Desde 2014, todos os licenciamentos de zoológicos no país são de responsabilidade dos órgãos ambientais estaduais. No Amazonas, é o Ipaam que autoriza o zoológico, no caso do CIGS, a transportar, deslocar, informar sobre mortes, entre outras funções relacionadas aos animais silvestres.

Amazônia Real tentou obter informações sobre a quantidade de animais que fazem parte do zoológico do CIGS, mas não obteve a informação. Segundo o Ipaam, os animais mantidos no espaço foram resgatados e não possuem condições de voltar à natureza. No caso das onças, são animais que estão no espaço desde pequenos, já acostumados com a presença humana, mas que ainda mantêm seus instintos selvagens.

Segundo o Ipaam, os animais do CIGs são bem cuidados. As onças, por exemplo, ficam em uma área separada e passam por constantes atividades físicas para manter a saúde. Conforme o órgão, apesar de acostumadas com o contato humano e com atividades, elas precisam ser observadas com precaução pois podem fugir diante de qualquer descuido.

A assessoria de imprensa do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 disse à Amazônia Real que “lamenta o incidente ” com a onça-pintada Juma, mas não irá se posicionar sobre o caso.

Sobre as Olimpíadas

O Revezamento da Tocha Olímpica anuncia a chegada dos Jogos e dá início à maior celebração esportiva do mundo. Até 05 de agosto, a chama Olímpica irá passar por 327 cidades de todos os estados brasileiros, e no Distrito Federal. Ao percorrer o país inteiro com o Revezamento, o Comitê Rio 2016 cumpre a promessa de realizar Jogos brasileiros e dar a milhões de pessoas a chance de participar de uma comemoração que ficará na memória. Mostrar a diversidade cultural, a natureza e o que o brasileiro tem de melhor são os objetivos da passagem da Tocha Olímpica pelo Brasil.

 

Leia também:

Exército tenta minimizar morte do “animalzinho” Juma

Pesquisadores criticam presença de onça em evento da Tocha Olímpica

 

Notícias relacionadas

Comentários

  1. silvia helena martinez disse:

    depois desse lamentável ocorrido, deveriam no mínimo dar por encerrada esse evento esportivo que diante do tudo isso, não tem valor nenhum!!!!!!

  2. Christine disse:

    porcaria de olímpiada…
    poderíamos ficar sem isso…
    eu preferia a JUMA viva
    do que essa insanidade chamada olímpiada….
    pois o BRASIL precisa de respeito para com as pessoas, animais e a natureza.
    Poxa vida… o pessoal do exercito poderia ser mais capacitado a cuidar do animal, e tem mais..
    o ideal era a JUMA ficar no seu HABITAT NATURAL…
    A MORTE DELA É UMA PERDA IRREPARÁVEL.

  3. ELIS TOMAZELA disse:

    O que esse bando de assassinos vão fazer agora? Embalsamar a onça como troféu?Usar sua pele como tapete?Ou fazer um mausoléu para ela?incompetentes, essa tocha não está trazendo interese algum para o povo e essa olimpiada será um fiasco, AO invéz de por fogo na tocha botem fogo proprio rabo.

  4. ELIANA disse:

    Vergonhoso expor um animal sabendo dos perigos e depois matar.

  5. Alguem que cansou disse:

    O Brasil é uma piada de mal gosto. o Exercito, a Policia e o governo e Religião junto com 70% da população, não passam de um desperdício de espaço e recursos naturais, não prestam pra absolutamente nada de bom (salvo raras exceções)

    sempre esperamos muito dos outros e não fazemos nem o básico, nem a nossa parte…

    se cada um cuidasse da própria vida , lutasse pelos próprios interesses .

    Mas vai ser assim, primeiro destruiremos ao nosso redor, depois destruiremos uns aos outros.

    assim a Terra se livrara desse câncer que somos

  6. Ricardo Vilas Boas disse:

    Essa e a imagem do Exercito e do Brasil Violência despreparo e incompetência pura ! Que merda essa atitude do soldado que assassinou a onça… além de antiprofissional e incompetência tirou a vida de um animal precioso… se já não bastasse toda a desgraça de crimes e torturas que o exercito fez com o povo Brasileiro na ditadura nefasta de 1964 agora covardemente mata um animal indefeso… repudio e vergonha !

    • helen graciano disse:

      Mas não é o exército brasileiro o responsável. Quem fez essa imbecilidade foi o COMITÊ ORGANIZADOR DOS JOGOS OLÍMPICOS que, inclusive, veio depois a público se desculpa. Raça desumana que não aprende mesmo.

      • Tatiana disse:

        Acho que vc não leu direito… “Uma onça-pintada (Panthera onca) chamada Juma, que é mascote do Comando Militar da Amazônia (CMA) do Exército brasileiro” Ter uma onça como mascote já é errado e não souberam conduzi-la… Ela já estava sendo sedada e no seu despreparo atirou com medo de ser atacado… Preservou sua vida, mas matou uma outra… Tem culpa sim… Se mexem com esses animais deveriam ao menos saberem lidar com eles…

      • helen graciano disse:

        digo, desculpar

    • ELIS TOMAZELA disse:

      concordo plenamente com vc, Deviam deixar que a onça se aproximasse do militar, talvez ela não fosse atacar e se atacasse não se perderia muita coisa. porque não pegaram essa tocha e enfiaram bem lá?

  7. Sol disse:

    Penso que o animal tem que ser livre e viver em seu habitat sem domesticação… No entanto as leis estão aí e quem tem o.poder na mão só se manifesta quando o mal já esta feito… Faça cumprir o direito do animal…. não existe bichinho de estimação… existe respeito … que não aconteça mais isso… é triste… lamemtável…

  8. aero mendes disse:

    The Olympiad in Brazil’s legacy the murder of an American symbol animal, the Jaguar. Change you also your profile advertising protest against mismanagement by government agencies in Brazil.
    A olimpiada no Brasil deixa como herança o assassinato de um animal símbolo da América, a Onça Pintada. Mude você também seu perfil em protesto publicitário contra a má gestão pelos orgãos públicos do Brasil.

  9. Marlene disse:

    “Senhor, Deus dessa humanidade insensível e atroz, qual será o futuro de meus irmãos? Misericórdia Vos peço a todos os seres humanos, para que a luz da Justiça Maior ilumine a face do planeta e que cessem essas ações que estão a ocasionar atrasos milenares na evolução espiritual do homem. Senhor, que a bondade destes irmãos oprimidos pelos homens, que os fazem vítimas em série da crueldade institucionalizada, possa se espalhar em amor, afastando as energias fluídicas da ambição e do egoísmo, para que predomine no planeta a misericórdia e a compaixão que brotam dessa fonte infindável de onde todos indistintamente, sejam homens ou animais, se originaram para cumprirem, juntos, os desígnios da Criação: a busca da perfeição. Que assim se faça”.

  10. Jose de Ribamar disse:

    Estes animais ficam em pequenas jaulas, enquanto deveriam estar soltos na natureza. Se as autoridades ficassem ao menos um mês presas, duvido que permitiriam esta atrocidade com quem não fez nada para estar ali enjauladas e sofrendo execuções.

  11. Tatiana disse:

    A cada semana um animal extinto morre por irresponsabilidade de humanos… Eles tem que ser punido…

  12. Tatiana disse:

    Me desculpem amigos… Mas preciso gritar… VTC seus humanos ridículos… Porraaa mexe com o animal que está preso pra levar a um desfile de bosta e depois os matam pq não souberam conduzi-lo… Só pra fazer graça com essa merda de tocha olímpica … Porque não enfiam ela no c… Beneficio nenhum ao País e sim desgraça…Grande bosta abrir inquérito, não vai trazer a onça de volta… E preservar o militar, matou um animal em extinção… Essa merda de olimpíadas vai afundar o País mais ainda…

    • Heliomar disse:

      Realmente, VERGONHA DE SER BRASILEIRO!!!

      • Tatiana disse:

        Não é nem de ser brasileiro, é de ser ser humano mesmo… Pois em vários Países há coisas lastimáveis acontecendo por ignorância dos seres humanos… Definitivamente é um absurdo tudo isso… Tenho medo de pensar onde iremos parar…

  13. Geraldo disse:

    É lamentável um pais quebrado com gastos de olimpíadas além de matar um animal em extinção. Coitado não tinha nada haver com este evento de corrupção

  14. nelson santana disse:

    o nome de quem fez “CAGA-PAU”

  15. Paulo Moratto disse:

    O que diabos uma onça faz entre os humanos, em um evento? Animal selvagem nasceu pra viver na selva, não na cidade! Povo tapado!

  16. Eder Lima disse:

    Esta tocha Olímpica vem este trazer somente coisa ruins, é fato.
    Agora com essa fatalidade, por irresponsabilidade de um grupo que denomina CMA, qual o significado que vem a minha cabeça é Comando Matadores de Animais, faz um BURRICE dessas.
    Preparados para atitudes estremas, acaba de ser provado.
    Vir a publico com um animal, diante de uma população fervorosa, e um ato de extrema falta de capacidade de coordenar qualquer tipo de evento ao público, deveriam se restringir somente ao que foram treinados.
    Este é o fato, muitas desculpas, sem nomes e um morte de um animal que apenas foi levado para levantar uma tocha com um fogo, onde nada trouxe de lucro por onde passa, somente gastos onde o povo e forçado a pagar descontando em imposto municipais.
    Deveria sim e dar uma passada de pente fino em cada gastos feito para não ter dúvidas se houve super faturamento nos eventos, pois hoje em dia, qualquer coisa que prefeitos fazem já gera dúvida.
    Voltando ao CMA, parabéns vocês a tantos anos fazendo o melhor no que foram treinados, fazem a maior merda por causa de ordens de comandantes com onde não conseguem arquitetar um evento publico sem fazer merda

  17. Aline Neubert disse:

    Bah, tiraram a onça do seu habitat natural só pra mata-lá. Só pra se aparecer para os turistas de outros países, se querem se aparecer, pelo menos faça algo bom, mostre a onça como simbolo da Olimpiadas, fica bem mais bonito do que fazer o que fizeram.

  18. celia maria disse:

    Seja considerado culpado??? Voces tiram o animal do habitat natural dele pra um evento onde só tem coisas estranhas a ele e querem que ele se porte como um Lord? Culpa de vocês que só sabem cometer burradas, uma atras da outra, pois para impressionar outros mais idiotas, fazem de escudos animais em extinção. Culpados sim, pois esse animal jamais deveria ter saído de onde estava por sua condição de extinção e quem atirou e seu comando deveriam estar presos e pagar uma multa muito alta como manda a LEI! bando de assassinos.

  19. Alcides Maciel disse:

    Depois que o fato aconteceu aparecem vários departamentos buscando a quem responsabilizar,,,.. todos são responsáveis por essa situação….primeiro e uma tremenda palhaçada andar com essa porcaria de tocha pra cima e pra baixo…num pais como o brasil que ta cheio de greve de professores de norte a sul, por que não pegam esse dinheiro dessa tal tocha e pagam os professores….Brasilia cheia de ladrão…o militar que gastou essa bala na pobre coitada onça deveria ter usado na cabeça de um politico ladrão..pelo menos seria menos um…fico indignado vendo essas palhaçadas,..

  20. Etyenne Araujo disse:

    Até com bandido o tiro é para derrubar e não para matar… Será que somos tão amadores assim? Precisava mesmo atirar para matar? Outro tiro de tranquilizante não resolveria? Fica aqui a minha indignação por esse país que nos envergonha mais a cada dia, por essa humanidade desumana.

  21. Cleonice Tenorio de Melo disse:

    E lamentável. Os Instrutores deveriam ser mais cuidados.

  22. Azarias Esaú dos Santos disse:

    Porque não fuzilaram o oficial e
    deixassem a onça? Já que era ela o
    animal em extinção?

  23. telma rolim alves disse:

    Não deveriam estar equipados com dardo paralisante?Ultimamente estão matando animais como se estivéssemos no século 19, simplesmente atiram e matam.Vergonha para o estado que não soube cuidar do animal que não pediu para ser exibido nessa palhaçada.

  24. Ronald Welkson RW disse:

    irracionais matar um animal não ajuda em nada, bandinhos de soldados seja la o que for, burros sem noção, ainda diz em ser sekva.. sai dai.. selva nenhuma esse exercito falta muita coragem para assumir uma operação de vida…. precisam é de disciplina e muito mais de aulas como adestrar animais..

  25. Lamentável, Manaus não merecia isso. A onça então nem se fala.

  26. Lamentável, Manaus não merecia isso.

  27. Rosane disse:

    Da pra entender isso??? Se o Zoologico estava vazio e em segurança porque não esperaram o tranquilizante(se realmente foi usado ) fazer efeito antem desse militar idiota entrar la e acabarem com a vida desse animal inocente, é revoltante >:

    “Diz o CMA que a onça-pintada Juma escapou do interior do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) ainda na parte da manhã, depois do evento da Tocha Olímpica. “No momento do ocorrido o zoológico se encontrava fechado, vazio e em segurança”, afirmou.”

    “O procedimento de captura foi realizado com disparo de tranquilizantes. O animal, mesmo atingido, deslocou-se na direção de um militar que estava no local. Como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer.””

    • Azarias Esaú dos Santos disse:

      Em todos os Zoológicos, quando os animais machos ficam velhos eles são mortos. Não mais procriam e deixam de ser novidade nos zoológicos; além de trazerem despesas não atraem mais os visitantes. Esta fuga está mal explicada e muito fria, lacônica.

  28. Cássio disse:

    Exército brasileiro sempre foi covarde.. Vai enfiar tocha no Cu..

  29. VALMIR STÃHLIRK disse:

    Palhaçada! Cambada de incompetentes. Peguem essa tocha e botem naquele lugar.

  30. Rachel disse:

    Que lástima! Que notícia triste!

  31. Lamentável, grotesco, irreparável e digno de sanções.

    Deixem que eu, uma leiga, explique algo para voces:

    – ANIMAL SILVESTRE NÃO É PARA PARTICIPAR DE EVENTOS, ELE NÃO É PET, É SELVAGEM

    – TRANQUILIZANTE TEM QUE SER APLICADO DE FORMA CORRETA E CERTEIRA, SÓ PRA REFORÇAR, ERROU, O ANIMAL ESTÁ MORTO, PORQUE VÃO TER QUE ATIRAR.

    LEVANDO-SE EM CONTA QUE É UMA VIDA QUE FOI TIRADA ESTUPIDAMENTE, QUE ESSA TOCHA POR ONDE ELA PASSA TEM SIDO ALVO DOS MAIORES ESCRACHOS, QUE NOSSO PAIS VIVE UM MOMENTO DE DOR E INFELICIDADE PELO GOLPE POLÍTICO SOFRIDO, ESSA OLIMPIADA OBRIGATORIAMENTE DEVERIA SER CANCELADA. como já foi dito em outro país em condições muito melhores que do Brasil “nossas prioridades são outras”.

    Ciclovia que desaba, Juma, tão linda, morta, sabe-se lá o que ainda nos espera. Não, essa Olimpiada não tem nada a ver com esse Brasil.

    • Rachel disse:

      Concordo em tudo com vc. É muita humilhação para o povo brasileiro. Este caso aí é emblemático. Aqui no Rio a população carioca está sofrendo o pão que o diabo amassou com esta Olimípíadas. Não há dinheiro que chegue e agora nos vemos com um decreto de calamidade pública porque os cofres públicos estão vazios literalmente. Para quê uma Olimpíada que pelo visto deixará o rombo das contas públicas mais evidente quando tudo acabar? Para onde irá o dinheiro da arrecadação? Com certeza não será para a saúde e bem estar da população carioca.

      • Tatiana disse:

        Essa história no Rio também está muito mau explicada… O comitê das olimpíadas não disponibilizou nada para este evento? Ficou tudo nas custa da cidade? Estranho isso não?? Enfim é só vergonha atrás de vergonha e isso tudo tem haver com o tal governo que muitos ainda tem a cara de pau de defende-los… Lastimável!!

    • Jose Neto disse:

      Falou bonito, só acaba com isso de Golpe pois não existiu golpe, houve sim a vontade da população e seus representates (Pode não ser a sua e a de seus compadres mas era a vontade de ABSOLUTAMENTE todos que conheço) , uma votação aberta, às claras inclusive.

      Para de chorar pelo leite da teta que acabou, Brasil, Brasil, quem acaba pagando o pato é a onça.

    • Luiz Ramos disse:

      Hilda Lagroteira tava indo tão bem, com explicações técnicas mto pertinentes sobre a absurda execução da pobre onça, até que usou a palavra GOLPE … aí estragou e petralhou tudo. Eu que não sou leigo posso te explicar Hilda: Crime de responsabilidade fiscal (que ouve) é passível de impeachment=está na Constituição. A Corte Suprema da Justiça do Brasil estabeleceu o rito do Impedimento, não do “Golpe”. Mas certamente pra vc a irresponsabilidade de 170Bilhões de défict (só c o $$ desviado da PTrobrás daria pra triplicar a polulação mundial de todos os animais silvestres em extição) não é um golpe no povo neh?

    • PAulo disse:

      Estou muito indiginado com tudo, a minoria dos brasileiros ficam idrolatando uma tocha ,beijando, chorrando , para que tudo isso..,,e apenas uma tocha não acrescenta nada,com tudo isso um animal perdeu Sua Vida.

Deixe seu comentário

Leitores e leitoras, seus comentários são importantes para o debate livre e democrático sobre os temas publicados na agência Amazônia Real. Comunicamos, contudo, que as opiniões são de responsabilidade de vocês. Há moderação e não serão aprovados comentários com links externos ao site, ofensas pessoais, preconceituosas e racistas. Agradecemos.

Translate »