Ciência na Amazônia – “Yupuri”: João Paulo Barreto

‘Yupuri’ é o nome na língua do povo indígena Yepamahsã (mais conhecido como Tukano) do doutor em antropologia João Paulo Lima Barreto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Nascido em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, no oeste […]

Making off do último episódio da série Ciência na Amazônia, documentário com o Dr João Paulo Barreto, do povo Tukano no Centro de Medicína Indígena , em Manaus (Foto: César Nogueira/Amazônia Real).
Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 25/08/2023 às 08:46
Citações
"Começaram a colocar a língua portuguesa como modelo de vida social, modelo de vida civilizada, modelo de vida intelectual. Eu nasço nesse período. Eu sou fruto dessa imposição cultural”, disse João Paulo Lima Barreto.
Local de Cobertura
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

1 Comentário

  1. Barbara M Arisi disse:

    Maravilha de entrevista. Grande Yuouri, Paulo Barreto, muito importante seus ensinamentos. Ótimo filme para ser usado como material educativo para dar aulas sobre conhecimento e combate ao preconceito com as práticas e filosofia. Parabéns à Amazônia Real por fazer esta série, muito importante.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.