Meio Ambiente

PF investiga morte de garimpeiro em operação do Ibama

Amazonia Real Por Vivianny Matos Publicado em: 21/09/2023 às 13:00
Citações
 

“Temos os piores índices de desenvolvimento na região Norte. Aqui na Amazônia não temos política pública, apesar de termos um potencial enorme de crescimento, mas isso não é explorado. Literalmente, a Amazônia virou o quintal do mundo, essa que é a verdade. E é aquele quintal que ninguém cuida, nem o dono. Estamos abandonados aqui. Temos 86% de floresta em pé. Aqui na nossa região, acho que a árvore em pé, está valendo mais do que a vida do ser humano. Um jacaré, uma onça e um macaco aqui tem mais valor do que a vida de uma pessoa. Se o Ibama tivesse matado um jacaré, uma onça… acho que até agora estava repercutindo em tudo quanto era mídia nacional, mas foi um garimpeiro que morreu. Ah! O que é um garimpeiro?! Infelizmente, essa é a nossa realidade (...).” - Deputado estadual Wescley Tomaz (PSC). 


 

 

Links:


 

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/08/garimpeiro-morre-apos-confronto-com-equipe-do-ibama-no-para.shtml


 

https://www.brasildefato.com.br/2023/08/27/cresce-tensao-apos-morte-de-garimpeiro-em-operacao-do-ibama-e-sede-do-orgao-sera-alvo-de-protesto-em-itaituba-pa


 

https://www.gov.br/mma/pt-br/equipe-do-ibama-e-atacada-a-tiros-em-acao-de-combate-ao-garimpo-ilegal-na-bacia-do-tapajos


 

https://www.portalsantarem.com.br/noticias/conteudo/exclusivo-garimpeiro-e-assassinado-durante-operacao-federal-na-regiao-de-jacareacanga-pa-/142488


 

https://ver-o-fato.com.br/para-garimpeiro-e-morto-a-tiros-por-agente-do-ibama-tensao-em-jacareacanga/


 
Local de Cobertura
Vivianny
Vivianny Matos

É paraense, filha das periferias belenenses. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Também concluiu um MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação Digital. Atuou como assessora de comunicação no terceiro setor na Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e da UNIPOP (Instituto Universidade Popular), entre os anos de 2015 a 2020, no Estado do Pará. Faz reportagens que abordam diversas temáticas indígenas.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

2 Comentários

  1. Chunda disse:

    Lava a tua boca seu otário garimpo não é bandido seu FDP arrombado

  2. Francisco CARLOS Silva de Souza disse:

    Era só não ter confrontado as autoridades. Estão todos errados, tem que saírem e pronto, tudo contrabandista de riquezas naturais da União.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.