Povos Indígenas

“Senti medo de ser expulsa”, diz Txai Suruí sobre seguranças da ONU na COP 16

Amazonia Real Por Luciene Kaxinawá Publicado em: 27/11/2024 às 08:00
Citações
“A gente já tinha acabado o protesto e eles seguiram a gente, depois seguraram meu braço com força e eu comecei a gritar: ‘help! Princesa. help!’”, gritou ela, pedindo ajuda a Maria Esmeralda. “Aí começou a juntar gente em volta. Eu falava que estava machucando meu braço”, disse Txai Suruí.

LINKS

https://amazoniareal.com.br/txai-surui/


https://www.terra.com.br/nos/txai-surui-recebeu-credencial-e-pedido-de-desculpas-diz-marina-silva,9a1caf89a3fee62b715eeb9c890172141uw53hfs.html


https://amazoniareal.com.br/censo-2022-brasil-indigena-quilombola/


https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2024/10/31/txai-surui-na-cop-16-na-colombia.ghtml




Local de Cobertura
Luciene
Luciene Kaxinawá

Luciene Kaxinawá é a primeira jornalista e apresentadora indígena da TV Brasileira. Jornalista formada em 2019, é indígena do povo Huni Kuin (que significa 'povo verdadeiro)', também conhecido como Kaxinawá, que vive em territórios localizados entre a fronteira do Brasil com Peru. Iniciou na profissão em 2014 aos 18 anos como repórter em um canal temático da região Norte. Em sua trajetória, além de repórter, Luciene passou pela produção de conteúdo, edição de imagens, apresentação e supervisora de imagem em uma emissora afiliada à Rede Globo em Rondônia. Desde 2019 é colaboradora da agência Amazônia Real em Rondônia. Em 2020 foi correspondente na Amazônia pela CNN Brasil e colaborou com a revista VOGUE Brasil em uma edição especial sobre Amazônia onde recebeu uma premiação internacional pela edição. Também atuou em organizações indígenas e em 2022 fez vários trabalhos independentes. Atualmente é apresentadora no Canal Futura da Fundação Roberto Marinho.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.