Imprensa

Amazônia Real tem finalistas no prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras 2025

Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 17/09/2025 às 16:06
Citações

“Não se pensa em negritude quando se fala de Amazônia, mas nós, jornalistas negros da região, trazemos isso em nossos trabalhos e nos nossos olhares. Os finalistas do prêmio são profissionais negros de excelência, comprometidos com a luta antirracista no Brasil. Temos poucas oportunidades de trabalho e muitas portas fechadas. Nas redações, acham que somos incapazes e não nos contratam. Por isso, é fundamental valorizar e reconhecer o trabalho dos jornalistas negros e negras do país”. - Nicoly Ambrosio.


“O prêmio uniu a mídia tradicional e a mídia independente. Quando você coloca Kátia Brasil, uma referência independente em um veículo independente, mas coloca também um profissional jovem, que está começando, com outros grandes nomes, isso impacta na carreira dele também, impacta em como ele pode olhar para o futuro. Esse ano, inclusive, muitos novos nomes apareceram na lista. Isso quer dizer que existe lugar para renovação, para uma galera nova que tem se destacado. Isso é muito bom”. - Marcelle Chagas.


“Eu acredito que para o momento em que a gente vive no mundo, com guerras, jornalistas sendo mortos em Gaza, discriminação e um país como o nosso, que ainda está tentando se reconhecer racialmente, é muito importante que um prêmio valorize os profissionais da imprensa negros que tentam lutar contra o racismo nessas frentes de comunicação. Para mim, nos últimos tempos, trabalhar com jornalismo tem sido isso ver o resultado das coisas que eu escrevo, das pessoas que eu conheço, das situações de conflito que minimamente a gente consegue reportar e a Amazônia Real é o veículo que me possibilitou entender como fazer isso” - Hellen Lirtêz


“A gente identificou que mais de 80% das redações são brancas. Então, eu acredito que fazer um prêmio dessa forma, a gente consegue dar mais visibilidade para profissionais que não estão nas grandes redações e tentar mudar um pouco esse panorama” - Vinicius Ribeiro.


 

LINKS


 

https://www.portaldosjornalistas.com.br/definidos-os-finalistas-do-premio-admirados-jornalistas-negros-e-negras-da-imprensa-brasileira-2025/#:~:text=As%20mulheres%2C%20que%20ocuparam%20o,os


 

https://neomondo.org.br/cultura/a-importancia-do-premio-admirados-jornalistas-negros-e-negras-da-imprensa-brasileira


 

https://www.jornalistasecia.com.br/midiakit2023/premios/JP/


 

https://pesquisa.portaldosjornalistas.com.br/pesquisa/jornalistas-negros-2025-2o-turno


 

https://www.portaldosjornalistas.com.br/definidos-os-finalistas-do-premio-admirados-jornalistas-negros-e-negras-da-imprensa-brasileira-2025/#:~:text=As%20mulheres%2C%20que%20ocuparam%20o,os


 

https://amazoniareal.com.br/amazonia-real-katia-brasil-e-hellen-lirtez-vencem-o-premio-admirados-jornalistas-negras/


 

https://www.portaldosjornalistas.com.br/com-voces-os-admirados-da-imprensa-de-saude-ciencia-e-bem-estar-2024/


 

https://amazoniareal.com.br/premios/


 
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.