“Falta coragem política, não dinheiro”, diz Fearnside sobre COP30

Cientista norte-americano, prêmio Nobel da Paz por estudos sobre aquecimento global e colunista da Amazônia Real, Philip Fearnside faz um balanço crítico sobre as decisões tomadas (e a falta delas) na Conferência das Partes, em Belém do Pará. Entre elas, estão o fim dos combustíveis fósseis e o desmatamento nas florestas tropicais, responsáveis pelas maiores emissões de gases do efeito estufa, que desequilibram o clima no planeta. “Não se chegou a consenso sobre o aquecimento global. Se não for controlado, simplesmente, vai matar grande parte dessas populações [indígenas] durante as ondas de calor.”

Philip Martin Fearnside em sua sala de trabalho na sede do Inpa, em Manaus (Foto: César Nogueira/Amazônia Real)
Amazonia Real Publicado em: 27/11/2025 às 16:26
Por da Amazônia Real
Citações
“A floresta amazônica dos quais os indígenas dependem vai colapsar, e ondas de calor com temperaturas acima dos limites humanos de tolerância vão matar muito a população indígena, assim como a não indígena.” - Philip Martin Fearnside.

LINK


https://www.abc.org.br/membro/philip-martin-fearnside/
https://amazoniareal.com.br/lula-marina-mapa-do-caminho-fosseis/
https://amazoniareal.com.br/as-decepcoes-da-cupula-da-amazonia-em-belem/
https://amazoniareal.com.br/decisao-final-da-cop30-2/

https://amazoniareal.com.br/regiao-trans-purus-a-ultima-floresta-intacta-3-a-ameaca-da-rodovia-am-366/

https://amazoniareal.com.br/ciencia-na-amazonia-philip-martin-fearnside-o-homem-da-natureza/

Local de Cobertura
Kátia
Kátia Brasil

Kátia Brasil é co-fundadora e editora executiva da agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real, com sede em Manaus (AM). Recém formada pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, foi morar na Amazônia no início do ano de 1990. Trabalhou nas TVs Educativa e Cultura e nos jornais O Globo, A Gazeta de Roraima, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Entre os prêmios que ganhou estão o Esso Regional Norte 1991 e Women Journo Heroes (#JournoHeroes), da International Women’s Media Foundation (IWMF), em 2019, Prêmio Abraji, em 2020, Vladimir Herzog e Comunique-se, ambos em 2021. É uma das jornalistas brasileiras +Admiradas Negras da Imprensa Brasileira, em 2024. É diretora editorial do Projor/Observatório da Imprensa. Conselheira do Tornavoz e RBJA, e membra da Comissão da ABI Ambiental. Foi eleita em 1o. lugar Região Norte do Prêmio TOP 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros. Integra o forbiddenstories.org, o Fórum Permanente das Mulheres de Manaus (FPMM) e o Coletivo Mães Pela Diversidade em defesa das pessoas LGBTQIAPN+. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

1 Comentário

  1. Sandra Filomena Bini disse:

    Muito obrigada pelos trabalhos.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.