Nem todos!

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...” (Art. 5o, caput, da CF/88)

Mutirão Carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ), localizado na rodovia BR-174. (Foto: Raphael Alves/ Acervo Tjam 2013).
Amazonia Real Publicado em: 19/12/2025 às 08:00
Por da Amazônia Real
Citações

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...” - (Art. 5o, caput, da CF/88)


 

“É no pesadelo que os humanos despertam” - Osho

 

“a afirmação da origem, função e aplicação da lei, como algo “comum” serve apenas para encobrir a dominação de classe e fazer da lei um mito ou dogma inquestionável”. - O


Estado e a Revolução - LENNIN, Vladimir I. SP, Hucitec, 1983.


 

“Vocês que estão lá fora pensam que são livres! Pensam!... Vocês vivem algemados por patrões, por políticos, por maridos, namorados, padres, pastores e não percebem. Estamos na mesma condição”.  - Jovem condenada pela Justiça do Amazonas, em  Algemas Silenciadas - Gudes, Fátima. 2016.

Links:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

https://amazoniareal.com.br/femeas-memorias-algemas-silenciadas/

 
Fátima
Fátima Guedes

Fátima Guedes é educadora popular e pesquisadora de conhecimentos tradicionais da Amazônia. Uma das fundadoras da Associação de Mulheres de Parintins, da Articulação Parintins Cidadã, da TEIA de Educação Ambiental e Interação em Agrofloresta. Militante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS). Autora das obras literárias, Ensaio de Rebeldia, Algemas Silenciadas, Vestígios de Curandage e Organizadora do Dicionário - Falares Cabocos.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

TAGS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.