A Amazônia segundo Lúcio Flávio Pinto

O site está no ar!

Amazonia Real Por Lúcio Flávio Pinto Publicado em: 10/01/2019 às 18:19
Lúcio Flávio
Lúcio Flávio Pinto

Lúcio Flávio Pinto é jornalista desde 1966. Sociólogo formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1973. Editor do Jornal Pessoal, publicação alternativa que circula em Belém (PA) desde 1987. Autor de mais de 20 livros sobre a Amazônia, entre eles, Guerra Amazônica, Jornalismo na linha de tiro e Contra o Poder. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace. Em 2005 recebeu o prêmio anual do Comittee for Jornalists Protection (CPJ), em Nova York, pela defesa da Amazônia e dos direitos humanos. Lúcio Flávio é o único jornalista brasileiro eleito entre os 100 heróis da liberdade de imprensa, pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras em 2014. Acesse o novo site do jornalista aqui www.lucioflaviopinto.com.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

2 Comentários

  1. Elvira Eliza França disse:

    Parabéns pela resistências nesses anos todos e pela perspectiva de continuidade por outros meios. A defesa do pensamento livre é um verdadeiro desafio que toda pessoa que luta pela verdade tem que enfrentar. Desejo muita sorte para você nessa nova fase.

  2. José Amoras disse:

    Há cerca de 30 anos, 10h, eu passava na Av. Presidente Vargas, de Belém do Pará, e na banca de revistas, dei de cara com o Jornal Pessoal. E trazia a intrepidez de falar o que queriam calar! E estava falando muito bem.

    Caraca! Era do tamanho de uma folha A4, dobrada ao meio, senão me engano… Um jornal pequeno, dei uma olhada, li umas matérias fortes, gostei, e levei.
    Levei pela ousadia da escrita…

    Tinha serenidade e força nas palavras, a coragem de dizer o que muita gente sabe e não diz, além da sabedoria de comunicar o que deve ser comunicado.

    Passavam os anos e volta e meia, lá estava o Jornal Pessoal na minha mão. Agora, aqui no Rio de Janeiro, ligo o computador e o que vejo? O Jornal Pessoal, do Lúcio Flávio Pinto. Impávido! Forte, dizendo não só para Belém do Pará, mas para o mundo inteiro o que deve ser dito. Agora vem na rede mundial. Tem site.

    Não mais as dificuldades de imprimir, distribuir. Mas agora vai na cara do amigo leitor. E faço questão de dar o endereço: http://www.lucioflaviopinto.com/ .

    Fico feliz, pois o Jornal Pessoal abraça a ideia mundial de conectar pessoas ao mundo e ao desenvolvimento. Sem informação o homem não tem evolução!

    Viva a palavra de Lúcio Flávio Pinto!

    José Amoras – Jornalista e escritor.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.