Povos Indígenas

“Bolsonaro pensa que é poderoso, como um deus, mas é qualquer um”, diz cacique Kanamari

Amazonia Real Por Elaíze Farias Publicado em: 22/01/2019 às 16:14
Elaíze
Elaíze Farias

Cofundadora da Agência Amazônia Real e editora de conteúdo. É referência em reportagens sobre povos originários, populações tradicionais, denúncias de violações de direitos territoriais e direitos humanos, crise climática, violências socioambientais e impactos de grandes empreendimentos na natureza e nas populações amazônicas. Entre as premiações recebidas, está o Prêmio Imprensa Embratel de 2013. Em 2021, foi homenageada no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), junto com Kátia Brasil, também fundadora da Amazônia Real. Em 2022, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog. É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

6 Comentários

  1. Aline Radaelli disse:

    Parabéns, Elaíze e Bruno Kelly. O Amazônia Real é necessário e um grande incentivo a seguirmos em nossas diversas resistências. Obrigada pelo trabalho.

  2. Elaize, parabens pela qualidade jornalistica e literaria do texto, pelo registro historico, por nos permitir ouvir a voz dos Kanamari. Ler um texto como esse reforça nossa esperança na luta e na resistencia.

  3. Terezinha Patrícia Viana de Souza disse:

    Não me surpreendi com a bela matéria, conhecendo a autoria. Parabéns Elaize Farias e Bruno Kely. Conhecemos tão pouco nossa terra…

  4. Orlando Sampaio Silva, antropólogo disse:

    Reportagem importante e de grande atualidade, neste momento em que os grupos indígenas estão necessitando de apoios, tendo em vista ameaças aos seus direitos constitucionais. A matéria é bela ao mostrar a plasticidade artística e humana desses grupos amazônicos, e é reveladora de erros cometidos pela FUNAI, ao ignorar a organização social desses povos.

  5. Carlos Augusto da Silva disse:

    Lindo trabalho!

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.