A Amazônia segundo Lúcio Flávio Pinto

A “fraude” da Vale

Amazonia Real Por Lúcio Flávio Pinto Publicado em: 20/07/2023 às 15:08
Lúcio Flávio
Lúcio Flávio Pinto

Lúcio Flávio Pinto é jornalista desde 1966. Sociólogo formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1973. Editor do Jornal Pessoal, publicação alternativa que circula em Belém (PA) desde 1987. Autor de mais de 20 livros sobre a Amazônia, entre eles, Guerra Amazônica, Jornalismo na linha de tiro e Contra o Poder. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace. Em 2005 recebeu o prêmio anual do Comittee for Jornalists Protection (CPJ), em Nova York, pela defesa da Amazônia e dos direitos humanos. Lúcio Flávio é o único jornalista brasileiro eleito entre os 100 heróis da liberdade de imprensa, pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras em 2014. Acesse o novo site do jornalista aqui www.lucioflaviopinto.com.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

18 Comentários

  1. José Olímpio disse:

    A privatização de Estatal é resultado de três coisas: I. incapacidade do Estado de gerir seus negócios e empresas; ll. Persuasão é olho grande dos gigantes experts capitalistas; lll. “burrice do povo brasileiro” que dorme, é preguiçoso em conhecimento, extremamente submisso, ama sofrer, simpático ao espólio do alheio, despolitização, fala muito e ouve pouco, espírito corruptível, falso, ingênuo, tolerante, medroso, mente de escravo, escravizada, puxa saco, etc…

  2. Luiza da Cruz Vieira disse:

    Vale investigar sobre quantidade de ouro retirada das Minas de Itabira-MG, desde 1942, Vale também investigar sobre a origem dos 719 Kg de ouro roubados no aeroporto de guarulhos-SP. Municípios mineradores precisam cuidar e manter com firmeza equipes de fiscalização para as atividades mineradoras.

  3. Célio disse:

    Gente, isso acontece em todo Brasil, empresas de mineração de areia fazem a lavagem da areia e retiram muitos kg de ouro que vendem sem declaração, não é só na Amazônia que essa ocultação de produção de ouro corre solta.

  4. Marcos Venícius Santos Pereira disse:

    Esse projeto do sossego é ilegal,estive no antigo garimpo do sossego e tinha o mapa da área e a área da Vale está a 15km da margem esquerda do rio sossego.

  5. Francisco Pires de Camargo disse:

    Gostei bela reportagem bem objetiva e esclarecedora precisamos trabalhar para limpar da mente palavras (abstratas )tais como Amazônia,corrupto, sensação térmica,ficha limpa,Amazônia são pontos geográficos,corrupto e verbo,e sensação térmica não inventaram um aparelho,e tem milhares de palavras que não conduz a nada.

  6. José disse:

    Isso pq não sabem o tanto que estão tirando ali em Brumadinho, reminerando o que antes era barragem, estocando e vendendo pra China.

  7. Cade o stf ,ibama ,cnbio,pf .os orgons de fiscalizacao do governo .com certeza este dinheiro é divido entre eles .nao tem como fazer vista grossa sem lucrar nada .

  8. Marcelo disse:

    E a policia federal so engordando a barriga

  9. Francisco Eduardo Almada Prado disse:

    As privatizações espoliam as riquezas do povo brasileiro.

  10. Ricardo disse:

    Infelizmente este é o País em que vivemos, poderíamos ser o melhor do mundo, mas não sómos nada e a tendência ė piorar.

  11. Jacó disse:

    Gostei de saber que OURO é sub produto de cobre. O Brasil é mesmo o país dos maiores mentirososndo mundo ?

  12. Geol Jorge Antônio Zir Filho disse:

    Valeu p informações atualizadas e de quem labuta nas áreas comentadas.

  13. José Dias disse:

    Isso é roubo levando tonelada de ouro do Brasil e dizendo que é ferro . Cobre. Tudo mentira tanto a Valle como todas as outras mineradoras são todas ladronas o Governo Federal tem intervir na retirada de todos os minerais arrancados na mão grande do Brasil

  14. José Fábio disse:

    O mundo está no poder do iníquo, não existe honesto que declare a desonestidade e fique vivo,os poderosos fecham os olhos para a corrupção pois são eles que ganham com a mesma.
    O Pará é riquíssimo e as pessoas humildes vivem sem condições de saúde, educação, são pobres no acesso a cultura, desenvolvimento entre outras coisas.
    A cidade de Parauapebas é um exemplo de corrupção,desvio de recursos ruas cheias de esgoto a céu aberto,alto custo de vida e um descaso sem precedentes.

  15. Ricardo disse:

    Essa conta ai é igual comparar banana com cenoura. Uma coisa é um rejeito que em 1 tonelada tem poucas gramas de ouro. E ainda precisa ser processado. Outra coisa é tratar todo esse rejeito com ouro. Não faz sentido. Matematica e lógica elementares faltaram na análise ai.

  16. Tanir Lopes disse:

    Se tivessem pago a “bola” dos vereadores nada disso viria a público

  17. Ricardo Sales disse:

    Até os macacos do Peba sabiam.
    Menos a ANM

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.