A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é
fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])
Estudos de impactos ambientais e sociais provocados por extração de minérios e por grandes obras de engenharia tem por finalidade antecipar providências que evitem ou minimizem previsíveis danos ao meio ambiente e aos habitantes da área escolhida pelo projeto. O desrespeito a esses estudos prejudica milhares de pessoas, como as populações de cidades localizadas em áreas impropriamente escolhidas para a construção de barragens, obrigadas a abandonar suas casas antes de estas serem inundadas por lagos artificiais. Na construção da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, o menosprezo a estudo de impacto social permitiu que essa estrada atravessasse território habitado por população indígena da etnia Waimiri-Atroari. A previsível reação hostil dos índios à invasão de suas terras por operários que dirigiam tratores e derrubavam árvores foi reprimida com violência pelo governo da época, resultando no desaparecimento de 2.000 indivíduos dessa etnia. Os links abaixo mostram o desastre provocado por uma grande obra de engenharia que foi executada sem respeitar estudo de impacto social: http://www.dhnet.org.br/verdade/resistencia/a_pdf/r_cv_am_waimiri_atroari.pdf http://www.cartacapital.com.br/politica/2000-waimiri-atroari-desaparecidos-na-ditadura http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/508652-waimiri-atroari-desaparecidos-politicos-entrevista-especial-com-egydio-schwade
Os nativos, verdadeiros donos da terra irá chamada Brasil pedem socorro!
Aproveitando, assistam ao trailer de um média-metragem com temática indígena que produzi.
Obrigado!
Abraço?
https://youtu.be/AopAMJQd-QA
Estudos de impactos ambientais e sociais provocados por extração de minérios e por grandes obras de engenharia tem por finalidade antecipar providências que evitem ou minimizem previsíveis danos ao meio ambiente e aos habitantes da área escolhida pelo projeto. O desrespeito a esses estudos prejudica milhares de pessoas, como as populações de cidades localizadas em áreas impropriamente escolhidas para a construção de barragens, obrigadas a abandonar suas casas antes de estas serem inundadas por lagos artificiais. Na construção da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, o menosprezo a estudo de impacto social permitiu que essa estrada atravessasse território habitado por população indígena da etnia Waimiri-Atroari. A previsível reação hostil dos índios à invasão de suas terras por operários que dirigiam tratores e derrubavam árvores foi reprimida com violência pelo governo da época, resultando no desaparecimento de 2.000 indivíduos dessa etnia. Os links abaixo mostram o desastre provocado por uma grande obra de engenharia que foi executada sem respeitar estudo de impacto social:
http://www.dhnet.org.br/verdade/resistencia/a_pdf/r_cv_am_waimiri_atroari.pdf
http://www.cartacapital.com.br/politica/2000-waimiri-atroari-desaparecidos-na-ditadura
http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/508652-waimiri-atroari-desaparecidos-politicos-entrevista-especial-com-egydio-schwade