×
Política

A luta da mãe dos sem-teto, irmã Helena

Amazonia Real Por Ariel Bentes Publicado em: 26/06/2022 às 18:26
Citações

“Nunca conseguimos entender porque nesse mundo algumas pessoas tem tudo e os pobres não tem nem onde morar. Hoje, posso dizer com toda certeza: Manaus tem uma periferia mais ampla em que as pessoas estão nos seus próprios terrenos, porque tinha a irmã Helena e um grupo que os apoiava e ajudava a permanecerem nas suas casas”, afirma a irmã Maria Alzira Fritzen, da Congregação de Nossa Senhora Cônegas de Santo Agostinho, em Manaus (AM).


 

Links: http://www.fg2013.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/20/1373315184_ARQUIVO_WALCOTTCORRIGIDOMARIZA.pdf 


https://www.direitoamemoria.com/irmahelenaaugusta 


https://afinsophia.org/2022/06/13/filosofo-jose-alcimar-irma-helena-augusta-walcott-asc-1934-2022/ 


https://www.facebook.com/watch/live/?extid=CL-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&ref=watch_permalink&v=2950993431713471 


 

Este texto foi atualizado para incluir informações sobre a irmã Helena Augusta no livro "Vidas que falam", no capítulo "A mãe dos sem teto" escrito por Ronaldo Seixas. O livro foi organizado por José Ricardo Wendling e Cristiane Silveira. Seixas também afirma que irmã Helena foi líder e coordenadora do Movimento dos Sem Teto nas décadas de 70, 80 e 90 no Amazonas, sendo a responsável pela criação de mais de 15 bairros na capital, assentando cerca de 500 mil habitantes.

 
Local de Cobertura
Ariel
Ariel Bentes

Jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-graduanda em jornalismo digital pela Faculdade Unyleya. Foi repórter e editora do portal e revista Mercadizar. É cofundadora da Abaré - Escola de Jornalismo.

3 Comentários

  1. Leonardo Farias dos Santos disse:

    Me sinto representado pelo legado de Irmã Helena, hoje com Ativista, e coordenador Estadual do MNLM em Manaus, busco junto aos companheiros que ainda lutam pela organização e direito a Moradia digna, que tenhamos força para manter esse valoroso legado de Irmã Helena na Luta pela Moradia.

  2. Marina Tays Jurema Ferreira disse:

    Parabéns pelo conteúdo. Gostei muito fo texto da Ariel e certamente irei ler o artigo citado. Obrigada, e parabéns novamente.

  3. gabriela castro disse:

    fico muito feliz em ter essa materia em minhas mãos e poder ver a historia sendo construida, obrigada, Ariel.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.