Cultura

‘A Mãe de Todas as Lutas’ retrata sobreviventes de Carajás e Mariana

Por Pedro Alexandre Sanches Publicado em: 13/08/2021 às 15:10
‘A Mãe de Todas as Lutas’ retrata sobreviventes de Carajás e Mariana
Citações
“É impressionante ver como, apesar do passar dos anos, a violência no campo continua acirrada. Não à toa, o atual governo fez recentemente um material gráfico para comemorar o Dia do Agricultor com um homem armado. O derramamento de sangue continua, e falar de Eldorado é falar sobre nosso cenário atual, com o agravante de que, com a posse de armas facilitada, esse confronto passa a ser ainda mais trágico e desigual”, afirma a cineasta Susanna Lira, diretora de A Mãe de Todas as Lutas. O documentário reúne as histórias de Maria Zelzuíta, sobrevivente do massacre de Eldorado do Carajás, em 1996, e Shirley Krenak, que viu a lama da barragem de Fundão invadir as terras Krenak, em Minas Gerais, em 2015.
Local de Cobertura
Pedro Alexandre
Pedro Alexandre Sanches

Formado pela ECA-USP, Pedro Alexandre Sanches é jornalista paranaense trabalhando em São Paulo desde 1995. Especializado no jornalismo cultural, foi repórter da Folha de São Paulo e repórter e editor de cultura da CartaCapital. É editor-fundador do site de música e cultura Farofafá (www.farofafa.com.br) e atua como colaborador em diversos veículos. Escreveu os livros Tropicalismo - Decadência Bonita do Samba (2000), Como Dois e Dos São Cinco - Roberto Carlos (& Erasmo & Wanderléa) (2004) e Álbum (2021).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.