×
Povos Indígenas

A morte do pajé Tëpi Matis e a força desencorporada da cobra

Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 08/03/2017 às 22:13
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

5 Comentários

  1. Raphael Alves disse:

    Texto maravilhoso. Triste que Tëpi Pajé tenha partido, mas que possa continuar olhando por seu povo como tsussin.

    • Marcos Mayuruna pajé ICBO disse:

      perdemos nossas matsés Tëpi pajé e nós mayuruna chegamos conclusão a morte do Tëpi próprios Tsussin roubou Almas nossas pajé lamento não soro antiofico para aprigar picada de cobra. vc sabe o que é Tsussin. Tsussin não é bom, fazem morte rouba pessoas.

      • Barbara disse:

        Marcos Mayuruna, Seguimos na luta para melhorar o atendimento de saúde no Javari. Saudades tenho das festas que é um bom jeito também de melhorar a saúde. Tsussin issamarap, tanói ënbi. Vamos ver se nos conhecemos alguma vez quando eu voltar aí na terra linda onde vocês moram. Sinanek matsésen darempá ënbi.

    • Marcos Mayuruna pajé ICBO disse:

      perdemos nossas matsés Tëpi pajé e nós mayuruna chegamos conclusão a morte do Tëpi próprios Tsussin roubou Almas nossas pajé lamento não tinha na aldeia texto esta boa falando sobre tëpi por favor vc pesquisadores sobem fazerem doutorado ou mestrado eu mayuruna nao vejo melhoramento aldeia nossos povo vcs entao bem vida social ja consequiram melhoram sua vida e povo matis foram como objeito de pesquisar cadê soro antiofico para aprigar picada de cobra. vc sabe o que é Tsussin. Tsussin não é bom, fazem morte rouba pessoas.

      • Barbara disse:

        Marcos, tens razão, temos de seguir mandando soro para as comunidades e tentando ajudar de várias maneiras. Abraços, Barbara

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.