Política

A tripla tragédia epidêmica por Covid-19 e a subnotificação de mortes em Manaus

Amazonia Real Por Jesem Orellana Publicado em: 04/02/2022 às 15:28
A tripla tragédia epidêmica por Covid-19 e a subnotificação de mortes em Manaus
Citações
 

“Infelizmente, esse tipo de problema perpetua um ciclo vicioso de erros, pois dados de má qualidade e defasados resultam em tomada de decisão sanitária inadequada e/ou tardia e, finalmente, em sequenciais e violentos ciclos de contágios e mortes evitáveis”, diz Jesem Orellana.


LINKS pesquisados:


http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1386/excesso-de-mortes-por-causas-respiratorias-em-oito-metropoles-brasileiras-durante-os-seis-primeiros-meses-da-pandemia-de-covid-19


https://scielosp.org/article/ress/2021.v30n4/e2021709/


Jesem
Jesem Orellana

Jesem Orellana é epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz desde 2006, tem graduação em Enfermagem, mestrado em Saúde Pública e doutorado em Epidemiologia. É revisor de periódicos nacionais e internacionais e tem artigos e capítulos de livro publicados em diversas revistas e editoras do Brasil e do exterior. Também tem atuado, desde fevereiro de 2020, em projetos, consultorias e produção de diferentes materiais de cunho científico sobre a epidemia de COVID-19 no Brasil, em especial em Manaus, além de ter fornecido centenas de entrevistas para a imprensa nacional e internacional.([email protected])

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.