Ahko (água): o cosmo e a terra em equilíbrio
JOÃO PAULO BARRETO No mês de outubro de 2014, encontrei com três lideranças indígenas do Alto Rio Negro, no Amazonas, uma região que localiza no extremo norte do Brasil, denominada de “Cabeça do cachorro”. Retornavam de Brasília, onde participaram de […]
DOE PARA A AMAZÔNIA REAL
Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.
Antes de qualquer coisa eu gostaria deixar claro todo o meu respeito também pela cultura desses povos. Tenho acompanhado as publicações dos textos de João Paulo Barreto e cheguei a ler quase todos, entre eles, eu lí o artigo dos Wai mahsã, eu adorei, gostei tanto que aproveitei como proposta de uma análise comunicacional para um projeto de iniciação científica e me surpreendo cada vez que acesso o Amazônia Real e vejo um discurso com autonomia e responsabilidade. Acredito também que quando desrespeitamos as regras da natureza, os espíritos protetores tendem a ter alguma reação, mas pena que poucos procuram conhecer ou saber a respeito disso. Parabéns João Paulo Barreto.
Todo o meu respeito a cultura dos povos originário, o único povo que mantém uma relação de respeito e harmonia com a natureza, com nossa generosa mãe Terra.