“Vou promover uma sinfonia. Essa sinfonia é estimada pelos linguistas em 180 línguas. Mas o movimento indígena e as campanhas dizem que são 305. Existe 305 etnias reconhecidas. Nem todas têm a sua língua materna ativa. Mas têm registros. Alguns têm registros do século 18, 19, das suas línguas. Os estudos do Museu Nacional sobre línguas indígenas cresceram muito. Hoje há jovens indígenas se doutorando nessa disciplina, nessa especialidade, na linguística. Então, os linguistas indígenas vão ser meus colegas na ABL para trabalhar a temática da língua materna.”
Ailton Krenak
Se for analisar direitinho o governo brasileiro tem de indenizar o índio e os escravos porque a terra e a era do índio eles tomaram posse aonde índio briga até hoje e não tem nada parabéns Ailton pelo seu excelente trabalho ajudem o povo indígena do Brasil
Máxima da inteligência de A. K. ao dizer que G. R. deixou no conto “Meu tio, Iauaretê”, a indicação para novas línguas futuras, a serem inseridas na língua portuguesa. E que ela seria só maus uma entre centenas de outras. Genial.
Vital, primordial, desde sempre!