Cultura

Amazônia Real participa de evento em Portugal

Amazonia Real Por Nicoly Ambrosio Publicado em: 27/09/2022 às 12:47
Citações
“Sabe-se muito pouco da realidade da Amazônia em Portugal. Os indígenas, no imaginário coletivo português, são os únicos habitantes da floresta, os demais, são invisíveis assim como as cidades urbanas”

Lau Zanchi, professora e ativista

“Essa mostra é um painel amplo das amazônias diversas que aqui se encontram”

Alberto César Araújo, fotógrafo e jornalista

”Para a Amazônia Real, o Blog é um espaço de inserção da juventude na comunicação brasileira. Sabemos que por muito tempo, a noção que o mundo e nosso país tinham sobre a Amazônia era de um ponto de vista do colonizador, que estigmatiza quem nela vive. O Blog Jovens Cidadãos rompe com esse imaginário porque a construção é feita a partir de quem está na linha de frente, nas florestas, quilombos, comunidades e aldeias”

Iris Brasil, jornalista

https://www.sentiraamazoniaemportugal.com/

https://amazoniareal.com.br/a-forca-delas/

https://amazoniareal.com.br/jovens-cidadaos/amazonia-real-lanca-blog-para-jovens-comunicadores-indigenas-26-10-2020/
Local de Cobertura
Nicoly
Nicoly Ambrosio

É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e fotógrafa independente na cidade de Manaus. Como repórter, escreve sobre violações de direitos humanos, conflitos no campo, povos indígenas, populações quilombolas, racismo ambiental, cultura, arte e direitos das mulheres, dos negros e da população LGBTQIAPN+ do Norte. Em seu trabalho fotográfico, utiliza suportes analógicos, digitais e experimentais para registrar cenas da Amazônia urbana e de manifestações artísticas de rua marginalizadas, como a pixação e o graffiti. Desde 2018, participa de exposições de arte independentes e coletivas em Manaus. Já expôs trabalhos fotográficos no 10º Festival de Fotografia de Tiradentes (Tiradentes/MG, 2020) e na Galeria do Largo – Espaço Mediações (Manaus/AM, 2020). Recebeu o 1º Prêmio Neusa Maria de Jornalismo (2020), o Prêmio Sebrae de Jornalismo – AM na categoria Texto (2024) e o Prêmio Megafone de Ativismo na categoria Reportagem de Mídia Independente (2025). De 2020 a 2022, participou do projeto de Treinamento no Jornalismo Independente e Investigativo da Amazônia Real.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.