Ameaçados de despejo, indígenas Warao em Boa Vista não sabem para onde ir
No último domingo, policiais militares estiveram no local, gerando clima tenso entre os moradores. Os indígenas dizem que autoridades públicas do governo de Roraima e federal não lhes informam sobre alternativas de moradia. Na imagem acima, família Warao na ocupação […]
Metodologia
Citações
“Eu fiquei com medo, porque já vi policiais baterem com arma”, relembra de outras abordagens o cacique Jose Jimenez Nunez.
“As crianças, as mulheres, todos ficaram com muito medo. A gente sabe o que já aconteceu com outros povos indígenas. A polícia chega pra agredir”, afirmou o cacique Euligio Paez.
Nós não temos armas, só podemos nos defender falando. Queremos sair daqui com dignidade, mas este já é um espaço que formamos como comunidade”, ressaltou Carmen Ramirez, indígena Warao.
“O perigo que corremos é de um etnocídio, ou seja, a morte da cultura e da identidade por causa dessa ofensiva contra os deslocados”, alerta Márcia Oliveira professora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF-UFRR)
DOE PARA A AMAZÔNIA REAL
Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.
Muito obrigado pela sua compreensão da nossa comunidade Yakera Ine, É realmente certo o que tá acontecendo no local onde moramos…Tamos sem direção mas o Ministério Público Federal tá com nós e conhece nossa situação