×
Meio Ambiente

Como a ciência explica a seca histórica na Amazônia

Amazonia Real Por Wérica Lima Publicado em: 06/10/2023 às 17:58
Citações

“As consequências das mudanças climáticas previstas nas próximas décadas se não for controlado o aquecimento global são gravíssimos para o Amazonas. Implicam na perda da floresta amazônica e também implicam em picos de temperatura que coloquem em risco a própria vida humana em lugares como Manaus”, alerta Philip Feanrside.


 

 

Links 


 

https://amazoniareal.com.br/as-previsoes-sao-graves-diz-fearnside-sobre-o-aquecimento-global/


 

https://amazoniareal.com.br/fumaca-das-queimadas-atinge-manaus/


 

https://amazoniareal.com.br/el-nino-pode-potencializar-fogo-na-amazonia/


 

https://contilnetnoticias.com.br/2023/10/ministerio-da-pesca-pede-que-gladson-decrete-situacao-de-calamidade-hidrica-no-acre/


 

https://amazoniareal.com.br/especiais/crise-climatica-impacta-ribeirinhos/#:~:text=No%20Lago%20do%20Aleixo%20e,pesca%20em%20novembro%20de%202022.


 

 

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/queimadas-amazonas-registra-segundo-pior-setembro-desde-1998/#:~:text=Por%20conta%20da%20estiagem%2C%20setembro,registrados%20no%20m%C3%AAs%20em%202022.


 

https://bncamazonas.com.br/poder/conclusao-br-319-governador-wilson-lima/


 

https://bncamazonas.com.br/rapidinhas/manaus-sera-a-cidade-mais-quente-do-mundo-diz-estudo/#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20ag%C3%AAncia,344%20dias%20de%20calor%20extremo.


 

https://metsul.com/aquecimento-do-pacifico-e-o-maior-desde-o-super-el-nino-de-2015/


 

http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/queimadas/bdqueimadas/#graficos


 

http://meioambiente.cptec.inpe.br/


 

https://www.appselva.com.br/


 

https://www.defesacivil.am.gov.br/operacao-estiagem-2023/


 

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/10/02/com-392oc-manaus-bate-recorde-historico-de-calor-nesta-segunda.ghtml


 

https://www.portodemanaus.com.br/?pagina=nivel-do-rio-negro-hoje


 

https://www.defesacivil.am.gov.br/wilson-lima-anuncia-novas-medidas-para-enfrentamento-da-estiagem-e-decreta-situacao-de-emergencia-no-estado/

Local de Cobertura
Wérica
Wérica Lima

Formada em comunicação social com ênfase em jornalismo pela Universidade Nilton Lins, é estudante de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Em sua trajetória, passou pela assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e publicou artigos pela organização internacional de mudanças climáticas Climate Tracker. Em 2019, participou da 1ª Oficina de Jornalismo Socioambiental da Amazônia Real e foi social media na agência entre julho de 2020 e janeiro de 2021. Empenha-se em fazer reportagens que representem a diversidade amazônica e dê espaço para as populações falarem sobre suas próprias realidades, a partir do jornalismo científico e socioambiental. ([email protected])

64 Comentários

  1. Jlima disse:

    Vejo muita gente falar sobre meio ambiente, preservação, clima. Mas não vejo ações. Na Amazônia precisamente no Pará, e o estado que mais desmata, que mais queima, o que mais tem garimpos, mas não vejo ninguém que se diz ambientalista apontar o dedo. Há um protecionismo da mídia que não nada. Por que será?

  2. Guilherme disse:

    Não conhecia o Pedro Bezerra, grande especialista em questões ambientais.

  3. Bruno Pereira disse:

    Lamentável é ler um comentário ignorante como esse acima. Lascou-se que agr vamo ter que aguentar o aquecimento global e os imbecis negacionistas. Tá osso!

  4. Marcelo Dias disse:

    Sou leigo acerca do contexto geral dessa crise na Amazônia, mas alguns pontos podem ser ressaltados:

    1° – Como o colega ali em cima disse: “o alerta já vem de longe, mas parece que a politização tem sido mais relevante.”

    2° Prova do ponto acima é que o Vice-Presidente Geraldo Alckmin não é do PT, como cita o texto, mas sim do PSB. Aparentemente, na tentativa infrutífera de casar a imagem de “muito preocupado” ao Governo Federal, esse sim, do PT, quanto a tudo isso. Que, pelo que observo ultimamente, quando se trata da questão ambiental/climática, tá cagando e andando. Se esse fenômeno estivesse acontecendo no governo anterior sabemos bem como a mídia estaria fazendo um rebuliço/inferno nas costas do Governo Federal. Façam isso agora, também, por favor.

    No mais, que Deus tenha misericórdia dessa nação e de uma das poucas coisas que nos orgulham como país: nossa rica natureza.

  5. Edemar disse:

    Ainda precisa explicação com tanto desmatamento e garimpos

  6. José Briga disse:

    PERU E BOLIVIA também fazemparte amazonia , onde ficam as nascentes dos rios .Porem o desmatamemto é Grande.

  7. Dênis A. Nascimento disse:

    Embora a reportagem tenha sido bem abrangente no q tange os efeitos da seca na Amazônia central, não elucidou como o aquecimento global influência na ocorrência do fenômeno El Niño. Isso ainda é uma incógnita no meio científico. Por isso, entendo q o titulo da reportagem corresponde parcialmente ao seu conteúdo.

    O mesmo ocorre na básica resposta de Ane Alencar, ao simplificar o papel das árvores como bombas biótica de evaporação. Oras, a floresta é resultado da presença de água. Ela consome muita água para sua manutenção. Portando, não é produtora de vapor, mas sim um agente catalisador do ciclo hidrológico, retirando parte da água do solo e devolvendo à atmosfera por meio da transpiração. Uma pequena porção do q ela recebeu por meio de chuvas.

    É fato q o corte raso da floresta modificaria a dinâmica da relação biosfera e atmosfera. Estudos apontam q a evaporação seria maior, assim como, o escoamento superficial, e menor a reserva subterrânea. Contudo, dizer q faltaria umidade na atmósfera amazônica e isso prejudicaria as precipitações em outras regiões, é uma opinião incipiente em argumentos hidrometeorológicos.

    E sobre os problemas logisticos do estado Amazonas, um dos motivos de termos padecido por falta de O² durante a pandemia, Fearnside, opositor da pavimentação da BR319, teria propostas para esse problema geográfico-social? – a reportagem não responde.

    Acredito q abranger o perfil e o numero de entrevistados (cientistas) daria um tor menos inparcial ao artigo. Ex.: Niro Higuchi, Walter Collischonn, Javier Tomasella, Renato Senna…

  8. Ray Silva disse:

    Esses tipos de informações, que as pessoas deveriam lê. Se todos fizessem a sua parte, provavelmente, reduziriam o impacto de eventos que estamos vivendo atualmente. Fico triste e revoltada, pela a ignorância humana com a natureza. Obrigada, pela reportagem.

  9. Eliana disse:

    Falta educação ao povo, pra não jogar lixo nos rios. Mas Falta compromisso dos governos pra resolver o problema de saneamento básico!!!
    Todos dejetos e lixo nos rios! É absurdo!!

  10. Eduardo José Alves disse:

    Gostaria de saber porque só a Amazônia responsável pelo aquecimento Global. Então só os brasileiros que ganham o pão de cada dia na Amazônia dão os culpados?

  11. Raone disse:

    Sim, fenômeno atmosférico. Mas, entenda que esses fenômenos são agravados pela ação humana. Ou você acha que não existe poluição e destruição da natureza pelo ser humano? Que tal cuidar do meio ambiente a começar dentro da nossa própria casa?!

  12. Raone disse:

    De nada adianta essa reportagem se os próprios produtores desse tipo de conteúdo não fizer a própria parte de diminuir o consumo de carne e de alimentos desnecessários, vestuário, objetos, desinfetantes, lavagem de roupas, consumo de energia, viagens a passeio, enfim, fazer cada um sua parte. E votar em pessoas, ao invés de votar em ideologias e partidos de estimação. Não adianta apontar o dedo e dizer que apenas os empresários estão errados. Nós também contribuímos com esses impactos ambientais negativos, com o crime contra o nosso habitat. Eu estou na luta fazendo minha parte. Estou aprendendo.

  13. Osvaldo Guerino Felizi disse:

    Muito boa matéria, ilustrando os fatos com base em conhecimento adiquirido por pesquisadores,este é um recurso com 100% de aproveitamento.
    Agora o que falta pata tratar todo o esgoto de Manaus?
    Só pode ser falta de vontade dos sangue sugas, politicos de famila e carreira.
    Foi aprovado o marco do saneamento, o que estão esperando para colocá lo em prática?

  14. Eduardo sad disse:

    PORQUE A GLOBO NAO ESTA FALANDO NADA DAS QUEIMADAS QUE AS ongs COLOCAM CADE o molusco SERA QUE VAO FALAR QUE E CULPA DO PRESIDENTE BOLSONARO

  15. Albari disse:

    Uma excelente reportagem esclarecedora , porém lamentável a reportagem ser estragada com a expressão todos e todas,isso nem como vício de linguagem é aceito, todos é universal para masculino e feminino. Cara jornalista vc é mais uma que quer fazer inclusão na nossa gramática de algo que não existe ,lamentável vindo de uma jornalista .

  16. Valmir Barbosa disse:

    O assunto é sério demais. Uma floresta, pequena ou imensa, pode desaparecer em pouco tempo. Em consequência, o regime de chuvas pode ser imprevisível. Regime de chuvas imprevisível inviabiliza a agricultura. Pergunto: pode entender a grandeza disso?
    Não li no artigo um apontamento de culpa, mas sim uma provocação para ação. Estudo e trabalho com esse assunto a 50 anos, não tenha dúvidas que queimadas, desmatamentos, emissões de gazes prejudicam a vida, principalmente a nossa. A atmosfera é uma finíssima camadinha de ar. Mudanças na superfície mudam totalmente a troca de radiação e umidade.
    Etc.

  17. Carlos Henrique Arnaldo disse:

    Excelente matéria, bom trabalho, e, acima de tudo notoriamente imparcial.

  18. Hugo disse:

    Texto extraordinário. Parabéns pela matéria.

  19. Pedro Coutinho Marcomini disse:

    Tempos difíceis, minha solidariedade a Amazônia , precisamos romper com esse estilo de vida predatório.

  20. Maria das Graças Teixeira disse:

    Não só o desmatamentos e queimadas, os esgotos domésticos, das industrias, os combustíveis dos barcos, o barulho daquele tráfico maritimo, a mineração com suas químicas, agrotóxicos, adubos quimicos que a própria natureza não consegue reciclar, etc. Nossa quanta tolice e falta de sabedoria daqueles que escolhemos para administrar o país como também do próprio povo, é urgente ter uma educação ambiental permanente e leis mais enérgicas que realmente sejam aplicadas para todos, ricos e pobres, é a nossa existência e qualidade de vida está a deriva. Para estabelecer leis é preciso que os governos eduquem o povo, com palestras, vídeos impactantes do que pode acontecer com todos os seres vivos, para isso têm engenheiros ambientais, biólogos, ecologistas, etc. Só assim as pessoas terão consciência acataram a lei pois saberão que a sua vida e das futuras geracões estão em perigo, e a escola cumprirá o papel de ensinar os filhos dessas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender conhecimentos mais profundos da dinâmica dessa casa Terra em prol da vida de todos que o habitam. Só não entendo porque esses governos sem sabedoria, tolos já não fizeram isso, pois a vida deles também corre risco, o ter, que é a ganância não irá protegê – los. Mas é preciso uma educação onde teoria e prática se interliguem, as escolas tenham laboratórios de biologia, quimica e física. No fundamental 1, o laboratório de biologia ou ciências é fundamental, as criança aprendem mais com a prática, no que vê, e a consciência deve ser trabalhada na infância. E ensino médio e fundamental 2, é preciso laboratório de quimica, física e biologia, mas não existe nada disso,
    a educação fica só na teoria, impossível treinar a consciencia desses jovens e crianças. Mas não é apenas uma meia dúzia de países e sim todos os governos do mundo inteiro na luta para preservar essa casa Terra, pois essa nave espacial é uma só, a degradação que acontece aqui afetará os demais, o mar é um só, apenas
    muda de nome e posicão geográfica, o ar também, aliás já esta acontecendo o lixo, a poluição radioativa, e outras, a poluição que não vemos a quimica e a radiotiva, só quando o câncer e outras doenças nos afetam diretamente, mas poucos sabem as causas. Enfim nosso paraíso está doente e todos os seres vivos que o habitam, culpa nossa, triste!

  21. Maria das Graças Teixeira disse:

    O uso sem precedente dos recursos naturais da floresta, desmatamento, queimadas, etc. Mas também a destruição dos ecossistemas globais, a dinâmica da nossa casa Terra funciona como nosso corpo, a forma como cuidamos dele reflete na nossa saúde geral. E assim está o nossa casa global, a ganância dos ser vivo dotado de “consciência” cegou suas mentes tolas. O pensar em ter, poderá extinguir sua própria espécie. Mas esta profecia já estava registrada a mais de 2000 anos atrás Revelação apolcalipse 11: 18.

  22. Maria das Graças Teixeira disse:

    O uso sem precedente fos recursos naturais da floresta, desmatamento, queimadas, etc. Mas também a destruição dos ecossistemas globais, a dinâmica da nossa casa Terra funciona como nosso corpo, a forma como cuidamos dele reflete na nossa saúde geral. E assim está o nossa casa global, a ganância dos ser vivo dotado de “consciência” cegou suas mentes tolas. O pensar em ter, poderá extinguir sua própria espécie. Mas esta profecia já estava registrada a mais de 2000 anos atrás Revelação apolcalipse 11: 18.

  23. Aristarcho de Araújo Jorge Mello disse:

    Faz-se urgente e extremamente necessário que sejam tomadás medidas reais, inteligentes, e perspicazes aos estudos dos prestigiados cientistas, para diminuição dos danos ao meio ambiente, já detectados!

  24. Jose augusto alves disse:

    Apocalipse

  25. ARC disse:

    Ué, antes a culpa era do Governo, agora que a esquerda ganhou não é mais? A Mídia se cala? Se fosse o governo anterior a mídia estaria gritando e pedindo impeachment!!! Hipocrisia!!!

  26. Excelente matéria. Exclarecedora da real situação que o Amazonas tem enfrentado nesse período de estiagem. Mas o discurso dos governantes continuam sendo os mesmos ” criação de grupos para estudar as possibilidades de desenvolver alguma coisa que beneficie a Amazônia”. Discursos estes que vem sendo dito ao longo dos séculos.

  27. Lio honelly disse:

    To com medo:(

  28. Ricardo J. Ribeiro disse:

    Esclarecedora reportagem. A mais severa seca dos últimos 40 anos e as maiores temperaturas dos últimos 30 anos. Pra bom entendedor já está esclarecido. Não precisa nem ler o restante. Só tenho a agradecer.

  29. Valdir Bruno engel disse:

    Desde criança acompanho os alarmistas de plantão, hoje tenho 70 anos e sempre fui fanático pelo clima, gostaria que vocês fizessem uma pesquisa das seis secas na Amazônia do século vinte, de preferência a de 1962/63/64 e também a seca que ampliou o deserto do Saara nos anos 70 em mais de 350 km na largura e depois de vinte anos retornou os 350km e mais 300km, reduzindo sua largura em mais de 650 km.
    Pelo que sempre acompanhei o clima muda todo ano independente do que o homem fizer.

  30. Welton Santos disse:

    Todos olham de cima e desconhece que o rio é a floresta te espírito e não protegem a vida saudável das pessoal, aplicar projetos ecológicos e não sustentáveis que ainda afetam a biologia e a vibração do local, à de convir que é muito pouco utilizado a geofísica para esse fins. Sou Geoarquiteto e SBn’s Suíça.

  31. Welton Santos disse:

    Todos olham de cima e desconhece que o rio é a floresta te espírito, e não protegem a vida saudável das pessoal, aplicar projetos ecológicos e não sustentáveis que ainda afetam a biologia e a vibração do local, à de convir que é muito pouco utilizado a geofísica para esse fins. Sou Geoarquiteto e SBn’s Suíça.

  32. Amazônia Real, resposta pra está Seca ou estiagem na Maior Floresta do Mundo, e grandes cursos d’água (Rios), e analisando neste ângulo como que será que é possível toda está seca. A resposta disso está no Vídeo que foi postado no YouTube com o Título: AQUECIMENTO GLOBAL, neste descreve as causas lógicas e para facilitar a busca ou Pesquisa do Vídeo, o canal é o seguinte: @julciluizwastowski6283

  33. Aucilon louro da silva disse:

    Linda e assustadora matéria. Más infelizmente vão continuar desmatando o q resta da nossa Amazonia. Ouçam vital farias( saga da amazónia). Carius Ce.

  34. Aucilon louro da silva disse:

    Acho q as classes menos favorecidas não andam nada preocupados em preservar a amazónia ou pelo menos uma grande parte,visto q as vezes não teem nem o q comer p sobreviver. Então cabe ao poder público e classe Rica se unirem e acharem uma soluçao rápida e urgente para a grave situaçao q se arrasta pela nossa qrida AMAZONIA. Movam_se autoridades e melhores favorecidos pq a natureza vai cobrar a conta de vçs tmb. A bomba está se aproximando. Escutem Vital Farias. (Saga da Amazonia) o matuto ja prevía isso a décadas.

  35. Nicolau Palm disse:

    Reportagem de fundamental relevância. Mas evitou discutir um risco real, terrível e quase impensável: A floresta Amazonica, normalmente úmida, e por isso mesmo resistente a propagação do fogo, pode tornar-se incendiavel. Se isso acontecer, qualquer foguinho, qualquer bituca mal apagada poderá deflagar incêndios de centenas ou milhares de hectares na floresta virgem. E esse primeiro incêndio queima a vegetação baixa, e folhas e galhos mortos, mas também provoca a morte de muitos arbustos e árvores médias. Após algumas semanas essa vegetação chamuscada seca, e aí fica altamente inflamável, sujeita a um segundo incêndio florestal, agora muito mais violento. É um processo de feedback positivo que pode destruir parte substancial da floresta não em 2080, ou 2050 mas em uma única estacão de poucos meses. Deus ajude para que isso não aconteca…… Mas é um risco real. Vivi algo próximo desse apocalipse trabalhando na floresta no Para num ano muito seco na década de 1990s. (?1995?)….. Pode ser um processo extremamente rápido.

  36. Nicolau Palm disse:

    Vivi algo próximo desse apocalipse trabalhando na floresta no Para num ano muito seco na década de 1990s. (?1995?)….. Pode ser um processo extremamente rápido.

  37. Nicolau Palm disse:

    Reportagem de fundamental relevância. Mas evitou discutir um risco real, terrível e quase impensável: A floresta Amazonica, normalmente úmida, e por isso mesmo resistente a propagação do fogo, pode tornar-se incendiavel. Se isso acontecer, qualquer foguinho, qualquer bituca mal apagada poderá deflagar incêndios de centenas ou milhares de hectares na floresta virgem. E esse primeiro incêndio queima a vegetação baixa, e folhas e galhos mortos, mas também provoca a morte de muitos arbustos e árvores médias. Após algumas semanas essa vegetação chamuscada seca, e aí fica altamente inflamável, sujeita a um segundo incêndio florestal, agora muito mais violento. É um processo de feedback positivo que pode destruir parte substancial da floresta não em 2080, ou 2050 mas em uma única estacão de poucos meses. Deus ajude para que isso não aconteca…… Mas é um risco real.

  38. Dorival Macedo disse:

    Lamentável a interferência do homem na Natureza.
    As consequências são inevitáveis.

  39. Mauro Lodetti Paganini disse:

    Show reportagem

  40. Félix Antônio de Medeiros disse:

    Amigos, venho a vários anos relatando as causas desses incidentes. Encontra-se na matéria intitulada *CRUEZA METEOROLÓGICA* leiam urgente! Salvem o mundo.

  41. Carlito moura disse:

    A questa das secas dos rios estão ligadas aa quantidade de água que se encontra .
    Armazenadas em acudes piscinas, caixas ddagua , e também que para cada litro de petroleo queimado ,um litro de agua ira ocupar seu lugar.
    Levando em.considerao bilhoes de litros que ja foran quimados e possivel calcular a quantidade de Agua .que parou de sircular no planeta

  42. Joao Marcos disse:

    Sabemos do é o impacto ambiental mas o que fazer para que o povo destas regiões possam sobreviver dignamente, digo se deslocar ir al hospitais, escolas etc.este impacto já não foi impactante qdoos militares rasgaram a transamazonica.

  43. Carlito moura disse:

    A questa das secas dos rios estão ligadas aa quantidade de água que se encontra .
    Armazenadas em acudes piscinas, caixas ddagua , e também que para cada litro de petroleo queimado ,um litro de agua ira ocupar seu lugar.
    Levando em.considerao bilhoes de litros que ja foran quimados e possivel calcular a quantidade de Agua .que parou de sircular no planeta

  44. Quanta ignorância coitado, a poluição vêm do seu cérebro kkkkk.

  45. E uma vergonha o que estamos fazendo com o próximo EA natureza ,em pleno século 21 com tanta tecnologia.

  46. Iraci Fidelis disse:

    O problema está no fato de quem toma decisões não são os que mais entendem

  47. Ana Maria Rezende disse:

    Sr. Pedro Bezerra, seu comentário contém ironia, né?? Como não culpar o homem?! Por um acaso poluição e queimadas são “fenômenos absolutamente atmosféricos”?! Só pode estar de brincadeira…

  48. Valdir Mafra disse:

    Meus irmãos a AMAZÔNIA e todos nós que vivi aqui nesta terra estamos nas mãos de DEUS e cremos que o senhor Jesus fará o melhor no tempo dele ele é fiel

  49. Marcemina disse:

    Acredito que a não se têm muito a que deve-se a seca na Amazônia. Senão o desmatamento. Sem floresta enxugam-se as nascente, morrem os animais porque não tem do que se alimentar. Eu sou amazonense e e vi com os meuz olhos quando uma fazenzeira (se achando dona do pedaço),mandou colocar a floresta no chão e a água desapareceu!!! Ela não tendo como dar de beber aos seus animais, abandonou o lugar…e a floresta se refez….a água voltou. Ainda é tempo de salvar esse lugar tão lindo! Parem com a ganancia do querer além do do vc precisa pra viver.

  50. Raina Baraúna disse:

    Leia de novo a materia.

  51. kallil disse:

    você no minimo é burro

  52. Francisco Florêncio disse:

    É uma pena que nem toda a população que polui,desmatam não tem essas informações dessa magnitude e agem contra a natureza…

  53. Enéias Pinheiro de Lima disse:

    Um estudo muito importante pra todos nós… Que bom seria se todos dessem uma olhada!

  54. Adevanio melo disse:

    Em 1936 houve uma grande seca no Amazonas e floresta estava não estava na situação que se encontra hoje então essa pensamento de que a culpa e da ação humana não e verdade e sim um fenômeno atmosférico que acontece que afeta a região.

  55. Francisco cunha disse:

    Todos estão culpado o Ibama sobre a estrada, ninguém Fla do DNIT que cuida das estrada, e não faz o que está no projeto e culpa o meio ambiente. Entrevistar o diretor do DNIT

  56. Ana Albérica disse:

    O homem é culpado sim , pois a derrubada de árvores é muito grande, o desmatamento se alastrou enormemente, a ganância dos homens os deixam cegos, só pensam em construir prédios, mineração …

  57. Valdir Lourenço disse:

    Cientista que desconhece a verdade da cheias dos rios que é ocasionada pelo degelo da cordinheira dos andes, outubro 2023 as montanhas estão secas sem gelo, enquanto não vier o inverno nas cordinheiras e iniciar o degelo, as águas não vão voltar a subir , então vamos espera mais 9 meses, as chuvas da Amazônia não será suficiente para encher os rios nem mesmo os canais e os furos de rios que enche alagando tudo . Os rios da Amazônia vão correr em seus leitos , as áreas alagadas vão permanecer secas até o degelo dos andes. Visão de um paulista que mora em Manaus, já deveriam estar furando poço para não morrer de sede , 3 metros já dá água mineral da Amazônia.

  58. Armando Athos disse:

    Obrigado pelas verdades escritas nesta excelente reportagem. Sou de Manaus e moro no Município de Tefé faz 18 anos. Estou impressionado com os efeitos desta estiagem. Que o homem reflita no que está fazendo com a natureza, ela RESPONDE a altura. DEUS nos ajude.

  59. José Nilton de Carvalho disse:

    Adorei a reportagem, esse tipo de conteúdo deve ser mais divulgado, parabéns,

  60. Já está na hora do ser humano entender q tbm precisa fazer alguma coisa,receber educação ambiental.

  61. Johny Eliaquim Santiago Reis disse:

    Muito boa a reportagem mas que pena que é de forma negativa para o mundo, o mundo está morrendo meu Deus!

  62. José Sena disse:

    Excelente reportagem com informações importantes para que o poder público leve a sério providências imediatas… o alerta já vem de longe, mas parece que a politização tem sido mais relevante, infelizmente.

  63. Pedro Bezerra disse:

    Lamentável. Culpar o homem por um fenômeno absolutamente atmosférico é relacionado a questões astronômicas. Como disse, lamentável

  64. Ivo Medeiros disse:

    muito obrigado pela matéria esclarecedora. Nestes tempos, mais do que nunca, é preciso de informação acessível.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.