×
Elvira Eliza França

Coronavírus: O que podemos aprender com um xamã da Amazônia? Parte 1: invasão e mortes na Terra Yanomami

Amazonia Real Por Elvira Eliza França Publicado em: 22/04/2020 às 21:41
Elvira Eliza
Elvira Eliza França

Elvira Eliza França é mestre em Educação pela UNICAMP, especialista em Neurociência e Comportamento pela PUC (RS), especialista em Programação Neurolinguística pelo NLP Comprehensive dos EUA e graduada em Comunicação Social pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP). É autora dos livros: “Crenças que promovem a saúde: mapas da intuição e da linguagem de curas não-convencionais em Manaus, Amazonas” editado pela Valer e Secretaria de Cultura e Turismo do Amazonas (2002); “Corporeidade, linguagem e consciência: escrita para a transformação interior” (1995), “Dimensões interiores da escrita: a voz da criança interior” (1993), “Do silêncio à palavra: uma proposta para o ensino da filosofia da educação” (1988) e “Filosofia da educacão: posse da palavra” (1984), publicados pela Editora Unijuí (RS). Criou a técnica terapêutica com as expressões das emoções denominada “Caretas Articuladas com Movimentos das Mãos - CAMM.”

6 Comentários

  1. Jérôme BOLTEAU disse:

    Bonjour, je vis en France, et j’ai profité du confinement pour lire en entier “La chute du ciel, paroles d’un chaman Yanomami”, que je feuilletais depuis des années. Extraordinaire et bouleversant témoignage de Davi Kopenawa & Bruce Albert, merci d’être là.

  2. Lúcia Guimarães disse:

    ” nossos índios ” cara pálida! Não são nossos!

  3. Mirtes de Oliveira disse:

    É lamentável que ainda hoje não aprenderam a respeitar nossos índios.
    Que eles não percam a coragem de lutar por suas vidas e seus ideais!

  4. Contido, emocionante e muito real.
    Obrigada Elvira.

  5. Maria Célia Hidalgo de Oliveira disse:

    Elvira, meus parabéns e gratidão por começar a escrever a série sobre o xamã yanomami Davi Kopenawa. Ainda ñ tenho o livro em mãos, por enqto. Tô no desejo… Tua escrita vem providencial e benvinda. Especialmente porque ela vem tocada e imantada por algo que me chama e aproxima da trajetória desse valente! Obrigada por me trazer pra mais perto destas vozes e de você. Desde os tempos do ginásio… Época dura do regime militar, qdo nem sonhávamos com as questões dos povos da floresta, Krenak, Kopenawa, Juruna, Raoni…. Continue e aguardo ansiosa os próximos. Compartilharei!

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.