Meio Ambiente

Desintrusão na TI Kayapó deixa promessas e incertezas

Amazonia Real Por Giovanny Vera Publicado em: 28/08/2025 às 17:09
Citações
Citações e referências:

“Se o governo tem dinheiro para operação, o governo tem dinheiro para o Ibama. E nós? Nós somos os verdadeiros guardiões da floresta. Que valor a gente tem para o governo numa hora dessas?” - Sandro Kayapó.

"Eu quero você bote no jornal e joga para o Brasil todo. É pra continuar e mandar a Polícia Federal tirar esses garimpeiros que tá no mato escondido aí, tá?" - Ireô Kayapó
“Prometeram resposta em 15 dias. Até hoje nada. A comunidade está passando necessidade, sem apoio nenhum”. - Xerê Kayapó.
Giovanny Vera
Giovanny Vera

Giovanny Vera é comunicador social, formado na Universidade Gabriel René Moreno (Bolívia). Com mais de 15 de anos de vivência e viagens em vários biomas da América do Sul, já escreveu sobre povos indígenas, direitos humanos e meio ambiente. Atualmente mora em Cuiabá, capital do Mato Grosso, monitorando a questão socioambiental do Cerrado e da Amazônia.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

1 Comentário

  1. Gabriel Rojas Kubber disse:

    Excelente trabajo, Gionanny.
    Comparto tu preocupación por lo que está sucediendo en la Amazonia, ya que todos estamos interconectados. En la Chiquitania boliviana, la deforestación, los incendios y la sequía están afectando de manera acelerada el acceso al agua en centros urbanos y comunidades. Si no tomamos conciencia del problema y comenzamos a actuar para proteger las fuentes de oxígeno, las recargas hídricas y el medio ambiente en general, nosotros o nuestros hijos seremos testigos de problemas y carencias sin precedentes. ¡Es hora de actuar!”

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.