Povos Indígenas

Garimpeiros ignoram governo Lula e retornam à TI Yanomami

Amazonia Real Por Felipe Medeiros Publicado em: 16/11/2023 às 18:31
Citações
“Como eles não estão vacinados, é fácil morrer de qualquer doença, gripe, malária, diarreia. Essa é nossa maior preocupação. Temos que respeitar eles”,
Ênio Mayanawa,
Coordenador da HAY

Links:

https://amazoniareal.com.br/davi-yanomami-cobra-e-lula-diz-nos-vamos-tirar-os-garimpeiros/

https://amazoniareal.com.br/financiadores-do-garimpo/

https://amazoniareal.com.br/especiais/ele-pesa-quatro-ponto-300/

https://www.instagram.com/reel/CzoL4JAOXYv/?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ%3D%3D

https://amazoniareal.com.br/garimpo-na-terra-yanomami-poe-em-risco-indigenas-isolados/

https://apublica.org/2023/01/garimpo-ilegal-utilizou-base-da-funai-que-deveria-proteger-yanomami-mostra-oficio-inedito/

https://amazoniareal.com.br/relatorio-yanomami-aponta-falhas-para-retirar-garimpeiros-e-pede-mais-dialogo/

https://amazoniareal.com.br/desmonte-do-garimpo/

https://amazoniareal.com.br/irma-do-governador/

https://amazoniareal.com.br/especiais/100-dias-povo-yanomami/
Local de Cobertura
Felipe
Felipe Medeiros

Jornalista multimídia. Foi repórter e apresentador em portais e emissoras de TV em Roraima onde participou de importantes coberturas, como o sarampo no estado, garimpo ilegal, desmatamento no extremo norte, eleições, a crise migratória da Venezuela e a pandemia de Covid-19. Já atuou com jornalismo sindical, em centrais e sindicatos trabalhistas. É formado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Nas redes sociais defende a democracia e as minorias.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

6 Comentários

  1. Leoj disse:

    Boa tarde.
    Os garimpeiros estão no direito deles.
    O governo não pode simplesmente mandar autoridades ir lá atirar contra os garimpeiros queimar equipamentos e prender. Antes ele tem que criar uma polica de apoio para que possam dar continuidade às suas vidas com um outro modo de atividade.
    Expulsa as pessoas que nem expulsa bicho e vira as costas eles tem mais e que voltarem é por pra render.

  2. Antonio disse:

    Estão acabando com o Bioma Amazônico. Rios estão secando, por causa da falta de umidade do ar, causado pela ausência das árvores, provocados, pelo desmatamentos, incêndios criminosos, e agora, existe também, o flagelo do garimpo. Isso, está favorecendo o aumento, excessivo, da temperatura, e provocando, cada vez mais calor. A consequência mais grave é que, futuramente, com o aumento, cada vez maior, da temperatura, o Brasil inteiro, sofrerá com tempestades violentas e grandes Tufões. Um fenômeno, que já está acontecendo, na Região Sul, que no Passado, não existia.

  3. Ester Mota disse:

    E inacreditável que esses invasores tenham a ousadia de invadir novamente a área destinadas aos povos indígenas , espero que o governo tome providências para acabar de uma vez por todas essas invasões desses garimpeiros nojentos ,vamos torcer para haja novamente a expulsão desses tristes

  4. Kakau disse:

    Nos hospitais públicos morrem pessoas devido as péssimas condições de atendimento, as cidades são inseguras, a educação básica pública é precária (os erros gramaticais dos garimpeiros comprovam), não me admira que os garimpeiros desrespeitem o governo incapaz de garantir os direitos indígenas escritos num pedaço de papel chama constituição.

  5. Dalva Garcia disse:

    Boa tarde …os garimpeiros. Devem também ser responsáveis pelas
    queimadas…assim que são
    expulsos das terras ….
    Gostaria de repetir…acho importante ….

  6. Dalva Garcia disse:

    Boa tarde …os garimpeiros. Devem também ser responsáveis pelas queimadas…assim que são expulsos das terras ….

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.