Alberto César Araújo

J.R. Ripper, por um outro compartilhamento das imagens

Por Alberto César Araújo Publicado em: 09/04/2019 às 14:06 Atualizado em: 31/05/2019 as 23:32
J.R. Ripper, por um outro compartilhamento das imagens
Alberto César
Alberto César Araújo

Editor de fotografia da agência Amazônia Real, é jornalista formado pela Uninorte/Laureates, em Manaus, e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA) na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o projeto de pesquisa sobre o fotógrafo alemão Albert Frisch (1840-1918). Atuando na profissão desde 1991, seu trabalho enfoca a vida nos rios e comunidades da Amazônia, em questões ambientais relativas ao desmatamento, queimadas, secas e enchentes. Trabalhou nos jornais A Crítica, Diário do Amazonas e Em Tempo. Tem fotos publicadas na mídia nacional e internacional, incluindo O Globo, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, National Geographic Brasil, New York Times, Newsweek e The Independent. Na Amazônia, documentou projetos socioambientais de várias organizações como o WWF e Greenpeace Brasil. Entre os prêmios que ganhou estão o Dom Helder Câmara (2000), Esso de Fotografia (2001), Sebrae (2004), FAPEAM (2011), HSBC (2012), Leica Fotografe (2012) e Carolina Hidalgo Vivar no POY LATAM (2013). Em 1999, o poeta Thiago de Mello em entrevista ao jornal A Crítica descreveu Alberto César como o “artista da luz”. ([email protected])

1 Comentário

  1. Avatar Emmanuel Wambergue disse:

    Conheci JR Ripper em dezembro 1986 no conflito da Pedra Furada e Água Fria. Ele fez fotos do primeiro acampamento dentro do GETAT.gostaria ter o contato dele

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.


Abrir chat
1
Olá!
Em que podemos lhe ajudar?