×
Imprensa

Jornalistas do Norte revelam riscos na cobertura de atos antidemocráticos

Amazonia Real Por Leanderson Lima Publicado em: 05/12/2022 às 00:02
Citações

“Temo pela minha vida e a dos meus colaboradores. É temeroso, mas tenho esperança num Brasil melhor a partir do fim deste desgoverno”, sentencia Paulo Andreoli.


“A sensação que eu tenho aqui, com todo mundo com quem eu falo sobre este assunto, é como se eu tivesse sido estuprada e a culpa fosse minha por ter usado uma saia curta, por ter andado numa rua escura... Como moro num estado bolsonarista é a impressão que eu tenho, porque eu fiz um comentário contra esses atos antidemocráticos. É como se eu tivesse me colocado numa situação de risco e merecesse tudo que aconteceu”, diz a jornalista Cyneida Correia, de Roraima.


“Somos de um estado violento, com histórico de mortes de jornalistas, então essas ameaças fazem parte, principalmente para quem trabalha com meio ambiente e política. Não quero parecer que estou ‘passando pano’, mas infelizmente a realidade é essa”, diz Ívina Garcia, da Revista Cenarium.


Links:


 

https://www.abraji.org.br/noticias/abraji-cobra-o-fim-do-silencio-sobre-violencia-politica-contra-jornalistas


https://revistacenarium.com.br/apos-jornalista-da-cenarium-denunciar-financiadores-de-atos-antidemocraticos-abraji-cobra-providencias/


https://imediatoonline.com/cidade/video-reporter-da-tv-a-critica-mayara-rocha-e-hostilizada-por-manifestante-em-frente-ao-cma/


https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/11/15/bolsonaristas-agridem-reporteres-no-para.ghtml


https://cultura.uol.com.br/cenarium/2022/11/04/205000_em-rondonia-manifestantes-hostilizam-jornalistas-e-impedem-cobertura-com-intimidacoes-e-ameacas.html


Local de Cobertura
Leanderson
Leanderson Lima

É graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Nilton Lins. Tem MBA executivo em Gestão de pessoas e coaching, pelas Faculdades Idaam. Com 18 anos de experiência profissional, atuou por veículos como Jornal A Crítica, Correio Amazonense, Jornal do Commercio e Zero Hora (RS). Na televisão trabalhou na TV A Crítica, Rede TV! Manaus, e na rádio A Crítica, como comentarista. É o vencedor do Prêmio Petrobras de Jornalismo de 2015, com a reportagem “Chute no Preconceito”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.