×
Povos Indígenas

Potássio do Brasil e indígenas favoráveis à mineração são acusados de coação

Amazonia Real Por Elaíze Farias Publicado em: 17/11/2023 às 08:00
Citações
“A empresa tem ‘vendido’ [o projeto] aos financiadores dizendo que já foi feito processo de consulta ao povo Mura e que os Mura por unanimidade aceitaram o projeto potássio. Mas eles não falam ou não relatam o teor da verdade, a história completa. Infelizmente, a empresa conseguiu cooptar algumas lideranças, os cabeças, e com isso fizeram algumas manipulações. Isso já foi comprovado em relatos, áudios, fotos. Sem falar no protocolo de consulta, que foi violado”.

Herton Mura

 
Elaíze
Elaíze Farias

Cofundadora da Agência Amazônia Real e editora de conteúdo. É referência em reportagens sobre povos originários, populações tradicionais, denúncias de violações de direitos territoriais e direitos humanos, crise climática, violências socioambientais e impactos de grandes empreendimentos na natureza e nas populações amazônicas. Entre as premiações recebidas, está o Prêmio Imprensa Embratel de 2013. Em 2021, foi homenageada no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), junto com Kátia Brasil, também fundadora da Amazônia Real. Em 2022, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog. É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

1 Comentário

  1. Nildo Nogueira Nunes disse:

    Fala- se em Demarcação de terras da União em favor dos indígenas. Mas acho que o Decreto 1775/96 que regula a Demarcação deve ser rigorosamente observado para não ocorrer injustiças com os também brasileiros, ribeirinhos, posseirose pequenos produtores que daquas regiões tiram seu sustento. Há que se observar os fundamentos da República dos ” Valores sociais do Trabalho” e da “dignidade da pessoa humana” dos brasileiros, não declarados índios, pois são também brasileiros.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.