Indígenas e quilombolas buscam visibilidade na Zona Verde

Indígenas e mulheres quilombolas discutem território, saberes ancestrais e clima na COP30, defendendo protagonismo na Zona Verde.

Debate “A resposta somos nós: participação dos povos na COP30 (Foto: Alberto César Araújo/ Amazônia Real).
Amazonia Real Por Giovanny Vera Publicado em: 10/11/2025 às 20:08
Citações
● “Porque sem nós, sem a presença dessas mulheres quilombolas indígenas, mulheres negras, periféricas que estão na base, de fato, não tem como construir caminhos para combater os impactos das mudanças climáticas”. Samilly Valadares, do Quilombo Oxalá de Jacunday
● “A floresta em pé para nós é prioridade, ela significa vida e resistência”. Elida Monteiro
● “Hoje o que tira o nosso sossego e a exploração de petróleo chegando muito próximo da nossa região, das três terras indígenas”. Cacique Edmilson Karipuna
Giovanny Vera
Giovanny Vera

Giovanny Vera é comunicador social, formado na Universidade Gabriel René Moreno (Bolívia). Com mais de 15 de anos de vivência e viagens em vários biomas da América do Sul, já escreveu sobre povos indígenas, direitos humanos e meio ambiente. Atualmente mora em Cuiabá, capital do Mato Grosso, monitorando a questão socioambiental do Cerrado e da Amazônia.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.