Acre passa por nova seca extrema e terras indígenas voltam a ficar isoladas

Nesta semana, o governo do Acre decretou situação de emergência e alertou para desabastecimento do sistema de água no estado. Na imagem acima, Rio Jurúa atualmente no início do mês de junho, município de Marechal Thaumaturgo (Foto cedida por Francisco […]

Rio Jurúa atualmente no início do mês de junho, município de Marechal Thaumaturgo ( AC). Foto de: Francisco Piyãko.
Amazonia Real Publicado em: 14/06/2024 às 12:37
Por da Amazônia Real
Citações

“Os senhores de 70  e 80 anos estão falando que nunca viram isso nessa época do ano, viram esse rio abaixo assim,  foi mais lá pra setembro”.


Haru Kuntanawa, líder indígena.



Links

https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/DECRETO-No-11.338-DE-5-DE-OUTUBRO-DE-2023.pdf
https://imc.ac.gov.br/relatorios-eventos-extremos/
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Kuntanawa
https://agencia.ac.gov.br/governo-do-acre-se-prepara-para-enfrentar-estiagem-prolongada-com-plano-de-contingencia-integrado/
Local de Cobertura
Hellen
Hellen Lirtêz

Hellen Lirtêz é jornalista acreana, formada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), mesma instituição pela qual é especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Pesquisa o racismo ambiental e atua como ativista em gênero e raça, com foco nas dinâmicas socioambientais da Amazônia, nos conflitos territoriais e nos direitos humanos.É vencedora do Troféu Tim Lopes – Revelação do Ano, do Prêmio +Admirados Jornalistas Negras de 2024, conquistou o terceiro lugar nacional no Prêmio Ampla de Jornalismo (2025) e foi premiada em 2020 como “Menina que Muda o Mundo”, pela Força Meninas, na categoria Criativa. Desde 2023, colabora com a agência Amazônia Real. Integra a Rede de Proteção a Jornalistas e Comunicadores do Instituto Vladimir Herzog e a rede internacional ecofeminista latinas pelo clima.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.