×

Povos Indígenas

Sem orientação da Sesai, indígenas combatem por conta própria novo coronavírus nos territórios

Por: | 15/03/2020 às 18:35

4 Comentários

  1. Fernando Rabello disse:

    O texto está muito bem escrito! Aproveito para contribuir com o seguinte esclarecimento que, acredito, ajudará a deixar o texto mais correto tecnicamente:
    – “Coronavirus” é um nome genérico para uma família de vírus de RNA;
    – “SARS-CoV-2” é o nome do vírus que está causando a atual pandemia; e
    – “Covid-19” é a doença que o SARS-CoV-2 provoca.

  2. Elvira Eliza França disse:

    Que reportagem sensível e esclarecedora sobre a real situação em que se encontram os indígenas da Amazônia nesse contexto do vírus Covid-19. Lágrimas me vieram aos olhos, só de pensar no que poderá acontecer com os povos indígenas, em especial os que vivem isolados e que são ainda mais vulneráveis. Eles já sofrem tanto com doenças comuns dos brancos que invadem suas terras, contraindo doenças que são comuns para nós como resfriados, gripes, pneumonias etc., podendo morrer. Fico pensando no dilema dos profissionais que trabalham com eles, e nos desafios de esclarecer a questão da quarentena. É triste a situação da falta de recursos e de informações necessárias para lidar com essa doença de branco, que os pajés não podem curar. Conheço profissionais de saúde que atuam com comunidades indígenas e que sofrem muito devido ao problema das distâncias em que os grupos se encontram, da falta de recursos para transporte, exames, medicamentos, ex. Às vezes caminham por muitas horas para chegar ao local onde estão as pessoas doentes, e há casos em que o socorro chega tarde demais, quando o indígena já faleceu. Parabéns pelos esclarecimentos e por evidenciar esse tipo de negligência nas políticas governamentais voltadas para os indígenas.

  3. Dulce Fernandes Barata disse:

    Como todos (as) nós sabemos que este governo que aí está, não se interessa pelas causas indígenas! Acho que os líderes deveriam procurar as rádios e TV locais e as outras redes maiores para denunciarem o drama que eles estão vivendo!

  4. artur mateus disse:

    Saudações desde Lisboa.
    Conhecendo os elevados beneficios dos óleos medicinais de Copaiba e Andiroba no reforço do sistema imunológico, recomenda-se vivamente tomar estes óleos medicinais no combate de qq virus, vermes, bactérias, fungos . Vários estudos da UNICAMP sobre benefícios dos óleos de Copaiba e Andiroba, mesmo para crianças. Têm que ser puros e de uso interno e externo. Toma-se 1 gota por cada 10kg de peso da pessoa enferma. Também se deve tomar como preventivo, para este novo virus…

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.

Perdeu alguma notícia da Amazônia Real?

Se inscreva aqui

toptvshows